Banner Portal
Corpos ausentes e armas fundidas
PDF (Español (España))
PDF

Palavras-chave

Necropolítica
Colômbia
Acordos de paz

Como Citar

MARÍN, Paola; ALZATE, Gastón. Corpos ausentes e armas fundidas: arte e necropolítica na Colômbia. Conceição/Conception, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e020020, 2020. DOI: 10.20396/conce.v9i00.8662160. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8662160. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Embora existam inúmeras e valiosas manifestações da relação entre memória, arte e violência na Colômbia hoje, aqui nos concentramos em duas práticas que ganharam notoriedade por sua relação com os Acordos de Paz de 2016. Por um lado, as Cantadoras de Pogue, que modificam um ritual afro-descendente e uma tradição musical de caráter funerário para se opor à necropolítica dominante em seu território, principalmente a partir de 2002, quando em uma cidade próxima - Bellavista, Bojayá - um dos maiores massacres de civis na história recente do País; e, por outro lado, o “contra-monumento” em celebração aos Acordos de Paz da reconhecida artista Doris Salcedo, que convidou mulheres vítimas de violência a moldá-lo. Analisaremos como ambas as práticas incorporam a necessidade de enfrentar tanto a necropolítica dominante na Colômbia quanto suas narrativas hegemônicas na esfera pública. 

https://doi.org/10.20396/conce.v9i00.8662160
PDF (Español (España))
PDF

Referências

AGAMBEN, Giorgio. El poder soberano y la nuda vida. Pre-textos, 1998.

ALZATE, Gastón.; OLANDER, Marcia. “Absence and Pain in the Work of Doris Salcedo and Rosemberg Sandoval.” South Central Review, vol. 30, no. 3, 2013, pp. 5-20.

ARANGO MELO, Ana. Velo que Bonito. Prácticas y saberes sonoro-corporales de la primera infancia en la población afro-chocoana. Ministerio de Cultura, 2014.

BASUALDO, Carlos. “Interview.” Doris Salcedo. Editado por Nancy Princenthal, Carlos Basualdo, y Andreas Husseyn, Phaidon Press, 2000. pp. 6-35.

BENAVIDES, Luis Fernando. Entrevista de Paola Marín y Gastón Alzate, 6 de junio de 2020.

BHARUCHA, Rustom. Performance and Terror. Routledge, 2014. Terror y performance. Traducción de Paola Marín. Edición a cargo de Gastón Alzate. Ediciones KARPA. Los Ángeles, 2017. Disponible en: https://www.calstatela.edu/al/karpa/r-bharucha-terror-y-performance-portada

BOTERO, Jerónimo.; VERGARA-FIGUEROA, Aurora. “Cantando el territorio”. Latin American Studies Association Congress. 23 de mayo de 2018. Barcelona. Conferencia.

BUTLER, Judith. Conferencia magistral. Encuentro Hemisférico de Performance y Política en la UNAM. 13 de junio de 2019. Ciudad de México.

COLLINS, Patricia Hill. Black Feminist Thought. Routledge, 2002.

DE LA TORRE, Gonzalo. “Presentación del CD Alabaos.” Quibdó. 2005.

Informe del Grupo de Memoria Histórica: Bojayá, la guerra sin fin. Coordinación de Gonzalo Sánchez. Comisión Nacional de Reparación y Reconciliación, 2010.

HOOKS, Bell. Teaching to Transgress. Routledge, 1994.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: An Introduction. Routledge, 2002.

MAYA, Adriana. “África: legados espirituales en La Nueva Granada, siglo XVII.” Historia Crítica vol. 12, no. 1, 1996, pp. 29-41.

MBEMBE, Achille. Necropolitics. Duke University Press, 2019.

LONGONI, Ana. “Perder la forma humana.” Cartografías críticas I. Ed. by Ileana Diéguez, Paola Marín, and Gastón Alzate. Karpa, 2018. Didponible en: http://www.calstatela.edu/al/karpa/longoni.

RINALDI, Ray Mark. “A Peace Monument in Colombia is Caught in a Crossfire.” The New York Times, 23 de octubre de 2019. Web.

STACHELHAUS, Heiner. Joseph Beauys. Traducción al español de Joan Godo Costa. Parsifal Ediciones, 1990.

Uno a Uno: Bojayá, una memoria atrasada. Documental. Diócesis de Quibdó y PAZIPAZ, 2019, Disponible en: http://www.youtube.com/watch?v=KmzOJ1y-S4g. (20:45).

VALENCIA CÁIZAMO, Nelly. Alabaos y Chigualos-gualíes del Chocó traídos al escenario recitalístico del cantante lírico. 2015. Universidad EAFIT Medellín. Tesis de Maestría en Música dirigida por Gustavo Yepes. Disponible en: https://repository.eafit.edu.co/bitstream/handle/10784/8048/Nelly_ValenciaCaizamo_2015.pdf?sequence=2&isAllowed=y

VERGARA-FIGUEROA, Aurora. Suffering While Black. Resistance Amid Deracination. Afrodescendant Resistance to Deracination in Colombia. Palgrave McMillan, 2018, pp. 69-80.

VOCES de Resistencia: Cantadoras de Pogue. CD y documental en DVD. Centro de Estudios Afrodiaspóricos de la Universidad ICESI y Fundación Ford. 2016-2017. (27:23).

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Gastón Alzate

Downloads

Não há dados estatísticos.