Resumo
O texto que se segue tem como propósito discutir os processos de composição em dança considerando o corpo em estado de dança como ponto de partida para pensar seu sujeito dançante. Para tanto, a filosofia de Gilles Deleuze, em estreita conexão e afinidade com outros autores, é a referência que guiará os diversos atravessamentos à procura de uma construção do pensamento possível de dar conta das desmesuras que compõem as experimentações em dança.
Referências
BADIOU, Alain. Pequeno manual de inestética. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
BERNARD, Michel. De la création chorégraphique. Paris: Centre National de la Danse, 2001.
DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Editora Escuta, 2002.
DELEUZE, G. Les nouveaux codes corporels de la danse contemporaine. In La danse art du XXième siècle? Dir. J.Y. Pidoux. Lausanne: Payot, 1990.
FABBRI, Véronique. Danse et philosophie. Une pensée en construction. Paris: L’Harmattan, 2007.
FABBRI, Véronique. Danse contemporaine et disparition. In BROSSAT, Alain, DÉOTTE, Jean-Louis (Dir.). L’époque de La disparition. Paris: L’Harmattan, 2000.
GADELHA, Sylvio. Três proposições sobre formação e invenção. In Olinda, Ercília Maria Braga de (Org.). Formação humana: liberdade e historicidade. Fortaleza: Editora da UFC, 2004.
GIL, José. A imagem-nua e as pequenas percepções: estética e metafenomenologia. Lisboa: Relógio D’Água, 1996.
GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. Lisboa: Relógio D’Água, 2001.
LAPOUJADE, David. Potências do tempo. São Paulo: n-1 Ediçoes, 2013.
LINS, Daniel. Juízo e verdade em Deleuze. São Paulo: Annablume, 2004.
VALÉRY, Paul. Eupalinos, l’ame et la danse, dialogue de l’arbre. Paris: Poésie-Gallimard, 1944.
ZOURABICHVILI, François. Deleuze e o possível: sobre o involuntarismo na política. In: ALLIEZ, Eric. (Org.). Gilles Deleuze: uma vida filosófica. São Paulo: Ed. 34, Col. TRANS, 2000.
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.