Resumo
Neste estudo, questões relacionadas à ética no teatro contemporâneo são abordadas, a partir do contato com a Cie Dos à Deux. Ao refletir sobre o espetáculo Irmãos de Sangue, o texto discute relações entre ética, política e corpo, à luz de pensamentos de Hans-Thies Lehmann, Oscar Cornago e Gilles Deleuze. Assim, evidencia a força de vínculos possíveis entre encenação contemporânea, performance e filosofia.
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Metafísica (Livro I e II); Ética a Nicômaco; Poética. v. 2. Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha; Trad. Leonel Vallandro e Gerd Bornheim, da versão inglesa de W.D. Ross. São Paulo: Abril Cultural, 1984, 376p. (Coleção Os Pensadores). ISBN 85-13-00232-1
CORNAGO, Óscar. Éticas del cuerpo: Juan Domínguez, Marta Galán, Fernando Renjifo. Caracas, Madrid: Editorial Fundamentos, 2008, 382p. ISBN 978-84-245-1146-3
DELEUZE, Gilles. Diferencia y repetición. Buenos Aires: Amorrortu, 2002ª, 464p. ISBN 978-950-518-361-6
LEHMANN, Hans-Thies. Escritura política no texto teatral: ensaios sobre Sófocles, Shakespeare, Kleist, Büchner, Jahnn, Bataille, Brecht, Benjamin, Müller, Schleef / Hans-Thies-Lehmann. São Paulo: Perspectiva, 2009, 413p. ISBN 978-85-273-0874-8
LEPECKI, André. No metaplano, o encontro. In: Rumos Itaú Cultural Teatro 2010-2012. Org.: SANTO, Cristina E.; FABIÃO, Eleonora; SOBRAL, Sonia. São Paulo: Itaú Cultural, 2013, 156 p. (Coleção Encontro). ISBN 9788579790393.
PESSOA, Desirée. Éticas experimentais nas artes cênicas: um estudo a partir do trabalho dos grupos LUME, Dos à Deux e NEELIC. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Desirée Pessoa