Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a transversalidade como um novo olhar para a dança atual, a partir da perspectiva pós-colonialista, que pressupõe que todas as danças são igualmente potentes artisticamente. Apresenta como exemplo o espetáculo “Puz/zle” do amplamente reconhecido coreógrafo Sidi Larbi Cherkaoui, que utiliza-se desta temática em sua concepção, para então abordar a experiência de composição da coreografia “El Charque”, uma hibridização de dança do ventre e dança contemporânea a partir da assimilação da poética de Eva Schul.
Referências
BHABHA, Homi. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. Ed - São Paulo: Ed. da USP, 2011.
CHERKAOUI, Sidi Larbi. Libreto do CD. In: Sidi Larbi Cherkaoui’s Puz/le: A Filetta, Fadia Tomb El-Hage, Kazunari Abe, Olga Wojciechoswska. Austria: Eastman, 2013. 1 CD
DANTAS, Mônica. Corpos em trânsito / corpos antropofágicos: criação coreográfica e construção de corpos dançantes em Marché aux Puces. In: NORA, Sigrid (org.). Húmus 4. Caxias do Sul: Lorigraf, 2011. p. 13-21.
DANTAS, Mônica. Eva Schul: uma vida para reinventar a dança moderna e contemporânea. In: SÃO PAULO. SECRETARIA DE CULTURA. Figuras da Dança: Eva Schul.. São Paulo: Governo do Estado de SP, 2013.
FOSTER, Susan. Worlding dance: studies in international performance.Basingstoke; New York: Palgrave MacMillan, 2009.
KATZ, Helena. Larbi Cherkaoui, estrela espantosa. O Estado de São Paulo, São Paulo, 25 de outubro de 2013. Caderno 2, C9. Disponível em: http://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz41382698774.pdf . Acesso em: 16 de março de 2014.
LARAIA, Roque. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
LOUPPE, Laurence. “Corpos Híbridos.” In: ANTUTES, Arnaldo et al. Lições de dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2000. p. 27 - 40.
ORNELLAS, Manoelito de. Gaúchos e beduínos: a origem étnica e a fomação social do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1999.
SAID, Edward. Orientalismo: o Oriente como Invenção do Ocidente. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras , 2007.
SHAY, Anthony; SELLERS-YOUNG, Barbara. Orientalism, transnationalism & harem fantasy. Costa Mesa, CA: Mazda Publishers, 2005.
A Conceição/Conception utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista permite que o autor retenha os direitos de publicação sem restrições.