Resumo
As práticas cênicas têm um profundo poder de transformar indivíduos, comunidades e o mundo através de afetos, imagens e ideias por elas evocadas. No entanto, como observa Fiona Bannon (2018) em seu livro abordando dança, colaboração e ética: ‘o modo pelo qual atingimos nossos objetivos transformadores é tão importante quanto o trabalho resultante que ao fim podemos apresentar’ (BANNON, 2018, p. 129). Ao exercer tais potenciais, espectadores e performers precisam atender às questões político-éticas que surgem como parte inerente dos processos criativos e das experiências estéticas.
Referências
BANNON, F. Considering Ethics in Dance Theatre and Performance. London: Palgrave Macmillian, 2018.
BARAD, K. Meeting the universe halfway. Durham: Duke University Press, 2007.
BRAIDOTTI, R. The Posthuman. Oxford: Polity Press, 2013.
CIXOUS, H.; CALLE-GRUBER, M. Rootprints. Memory and life writing. London: Routledge, 1997.
ELLIS, C. Telling secrets, revealing lives: Relational ethics in research with intimate others. Qualitative Inquiry, v. 13, n.1, p. 3-29, 2007.
KANT, I. Groundwork for the metaphysics of morals. Tr. Arnulf Zweig, edited by Thomas E. Hill, Jr. and Arnulf Zweig. Oxford; New York: Oxford University Press, 2002.
LESTER, S. Posthuman nature: Life beyond the natural playground. In: MACLEAN, M.; RUSSELL, W; RYALL, E. (Ed.), Philosophical perspectives on play, 1st ed. London: Routledge, 2016, p. 53–67.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Vida Midgelow