Propostas interacionistas em pedagogia do esporte: aproximações e características

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v12i4.1672

Palavras-chave:

Metodologia, Pedagogia do esporte, Interacionismo

Resumo

Propostas interacionistas vêm sendo formuladas e refletidas desde o final do século passado com o objetivo de oferecer alternativa de ensino do esporte de forma a superar propostas tradicionais que podem desenvolver em sua prática algumas características bastante discutidas e consideradas inadequadas, como a exclusão, a especialização precoce, a mecanização de técnicas em detrimento da compreensão da modalidade, entre outros. Considera-se dentro da denominação interacionista diversas propostas elaboradas por diferentes autores da pedagogia do esporte. Apesar desta diversidade, várias aproximações são encontradas ao se investigar as proposições, indicando mais semelhanças do que distanciamentos. Desta forma, este estudo tem por objetivo, através da revisão bibliográfica das propostas de alguns autores das pedagogias interacionistas, levantar e discutir as aproximações encontradas nas diferentes publicações. Espera-se que o artigo possa contribuir para o melhor entendimento de tais propostas por parte dos profissionais que lidam com o ensino do esporte, facilitando a compreensão de suas características semelhantes e exemplificando as possibilidades de intervenção.

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Biografia do Autor

Leopoldo Katsuki Hirama, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Doutorando FEF Unicamp, Mestre em Ciências do Esporte - FEF, Docente da UFRB, autor do livro Algo para além de tirar as crianças da rua, Pesquisa a pedagogia do esporte tanto em modalidades coletivas como em lutas.

Cássia dos Santos Joaquim, Universidade Estadual de Campinas

Profa. EF pela Unicamp, Especialista em Educação e Interdisciplinaridade pela UFRB, professora rede estadual de ensino BA.

Roberto Rocha Costa, Universidade Estadual de Campinas

Graduado EF pela Unicamp, Mestre em EF, docente FAPI.

Paulo César Montagner, Faculdade de Educação Física

Orientador de Mestrado | Orientador de Doutorado Doutorado em Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(1999). Professor Doutor II da Universidade Estadual de Campinas , Brasil.

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

HIRAMA, L. K.; JOAQUIM, C. dos S.; COSTA, R. R.; MONTAGNER, P. C. Propostas interacionistas em pedagogia do esporte: aproximações e características. Conexões, Campinas, SP, v. 12, n. 4, p. 51–68, 2014. DOI: 10.20396/conex.v12i4.1672. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/1672. Acesso em: 2 dez. 2021.

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