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Relação do saque e recepção na finalização do ataque no voleibol escolar feminino infantil e juvenil
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Palavras-chave

Esporte escolar
Análise de jogo
Habilidade motora

Como Citar

BATISTA, Gilmário Ricarte; BEZERRA, Alysson Simões; COSTA, Yago Pessoa; GRISI, Idebaldo. Relação do saque e recepção na finalização do ataque no voleibol escolar feminino infantil e juvenil. Conexões, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 99–113, 2015. DOI: 10.20396/conex.v13i1.2151. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/2151. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a relação do saque e da recepção com o efeito da finalização do ataque no voleibol em equipes escolares nas categorias infantil e juvenil da Paraíba. Essa pesquisa foi descritiva observacional de forma transversal. A amostra foi composta por oito equipes de voleibol feminino das categorias infantil (12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), participantes dos Jogos Escolares da Paraíba, Etapa Estadual de 2013. Foram observados seis jogos, três para de cada categoria, sendo analisados 687 saques, 584 recepções e 233 ataques.Em todas as análises foram encontradas um efeito significativo (p<0,001) na relação do saque e da recepção com o efeito da finalização do ataque para ambas às categorias. A qualidade do saque apresentou uma relação de dependência com a finalização do ataque tanto para o infantil quanto para o juvenil, respectivamente (X2=49,947, p<0,001; X2=88,854, p<0,001). A qualidade da recepção também apresentou uma relação de dependência para o infantil e juvenil (X2=104,780, p<0,001; X2=160,091, p<0,001). É possível que a qualidade da recepção e da criação de oportunidades do ataque da amostra em questão, não seja eficaz, em habilidade técnica para contribuir de forma positiva no efeito da finalização do ataque.

https://doi.org/10.20396/conex.v13i1.2151
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