Banner Portal
Novas regras do basquetebol
PDF

Palavras-chave

Esportes
Basquetebol
Ensino

Como Citar

RODRIGUES, Heitor de Andrade; LEONARDI, Thiago José; PAES, Roberto Rodrigues. Novas regras do basquetebol: estudo de caso sobre a percepção de jogadores de uma equipe profissiona. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 147–165, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i3.8637608. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637608. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Em abril de 2010, o Comitê Central da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) aprovou algumas alterações nas regras da modalidade. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi investigar a percepção de seis jogadores de uma equipe profissional quanto às mudanças provocadas no contexto do jogo de basquetebol, em decorrência da alteração das regras. O método utilizado é de natureza qualitativa, na perspectiva de um estudo de caso realizado em abril de 2011. Para coleta dos dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada e para análise optou-se pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados apontam que a alteração mais relevante, na percepção dos atletas, foi o aumento da distância da linha dos três pontos, a qual provocou um aumento do espaço de jogo, facilitando as ações táticas ofensivas.

https://doi.org/10.20396/conex.v11i3.8637608
PDF

Referências

PAES, R. R. Pedagogia do esporte: ensino, vivência e aprendizagem dos jogos coletivos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DEPORTES DE EQUIPOM 2., 2009. La Coruña. Anais... La Coruña: Centro de Formación de Alto Rendimiento, 2009. Disponível em: http://www.altorendimiento.com/es/congresos/psicologia/595-pedagogia-do-esporte- vivencia-e-aprendizagem-dos-jogos-esportivos-coletivos>. Acesso em: 20 out. 2011.

PIRES, G. L. Breve introdução ao estudo dos processos de apropriação social do esporte. Revista da Educação Física, n. 9, v. 1, p. 25-34, 1998.

LEONARDI, T. J. Pedagogia do esporte: pressupostos para uma teoria da avaliação da aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

DE ROSE JUNIOR, D.; TRICOLI, V. Basquetebol: conceitos e abordagens gerais. In: DE ROSE JUNIOR, D.. (Org.). Basquetebol: uma visão integrada entre ciência e prática. Barueri: Manole, 2005.

BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivro, 1994.

FERREIRA, H. B.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: considerações pedagógicas e metodológicas no processo de ensino-aprendizagem do basquetebol. In: PAES, R. R; BALBINO, H. F. (Org.). Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DE ROSE JUNIOR, D. Modalidades esportivas coletivas: basquetebol. In: DE ROSE JUNIOR, D. (Org). Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

PAES, R. R.; MONTAGNER, P. C.; FERREIRA, H. B. Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

OFFICIAL BASKETBALL RULES 2010. Disponível em: http://www.fiba.com/downloads/Rules/2010/OfficialBasketballRules2010.pdf. Acesso em: 25 fev. 2011.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e método. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

GIL, A. C. Como elaborar projetos e pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Ed. da EDUCS, 2003.

HERNÁNDEZ MORENO, J. et al. La iniciación a los deportes de equipo de cooperacíon/ oposición desde la estrutura y dinâmica de la accioón de juego: um nuevo enfoque. Lecturas: Educación Física y Deportes, ABuenos Aires, ano 6, n.33, 2001.

PAES, R. R.; MONTAGNER, P. C.; FERREIRA, H. B. Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.