Banner Portal
A aprendizagem da capoeira no jogo da imprevisibilidade
PDF

Palavras-chave

Capoeira. Aprendizagem. Jogo. Imprevisibilidade.

Como Citar

ALVES, Flávio Soares. A aprendizagem da capoeira no jogo da imprevisibilidade. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 101–123, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i1.8637633. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637633. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é parte de uma tese de doutorado que traz uma discussão sobre as aprendizagens forjadas em meio ao jogo da capoeira. Para tanto, a pesquisa esteve atenta à imprevisibilidade dos diálogos corporais. A vivência junto a grupos de capoeira Angola e Regional em São Paulo, Piracicaba, Botucatu e Jaú permitiu a constituição de diários e entrevistas, como movimentos constituidos entre pesquisador e sujeitos. A escritura da pesquisa serviu-se das relações e singularidades descobertas nestes movimentos para forjar o exercício analítico, compreendendo-o como multiplicidade. Observamos que na prática da capoeira se desdobra o jogo da malícia e da dissimulação como campo de envolvimentos no qual as habilidades treinadas e automatizadas se deslocam e se transvestem no curso das resoluções em ato. Tal deslocamento só se instala quando os capoeiristas se deixam afetar pela imprevisibilidade dos acontecimentos, mantendo-se receptivo às intensidades e dramatizações forjadas em meio ao diálogo corporal.
https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637633
PDF

Referências

ALVES, F. S. O corpo em movimento na capoeira. 2011. Tese (Doutorado) - Escola de Educação Física e Esportes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

ALVAREZ, J. M. O aprendizado da capoeira angola como cultivo na e da tradição. 2007. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: http://teses2.ufrj.br/teses/ip_d/johnnymenezesalvarez.pdf.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 1995. v. 1.

SILVA, E. L. O corpo na capoeira: introdução ao estudo do corpo na capoeira. Campinas: Ed. da Unicamp, 2008a. v.1.

ALVES, F. S. Uma conquista poética na dança contemporânea: capoeira aplicada a composição coreográfica. Motriz, Rio Claro, v. 9, n. 3, set./dez. 2003.

KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 32-51.

SILVA, E. L. O corpo na capoeira: fundamentação operacional dos movimentos básicos da capoeira. Campinas: Ed. da Unicamp, 2008b. v. 3.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.