Possíveis diálogos entre a educação física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal

Autores

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Suraya Cristina Darido Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637635

Palavras-chave:

Educação física escolar. Lutas. Diálogos. Cultura corporal.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o contexto da temática das lutas na Educação Física escolar, considerando a concepção de cultura corporal e as dimensões dos conteúdos, estabelecendo assim possíveis “diálogos” entre estas práticas e a Educação Física. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura abordando os seguintes tópicos: compreendendo as lutas, a temática das lutas na cultura corporal, ensinando as lutas na escola e as lutas nas três dimensões dos conteúdos. Concluímos que é preciso inserir as lutas na escola, levando-se em conta a questão das dimensões dos conteúdos, possibilitando que, além dos procedimentos, seja empregado também conceitos e atitudes em relação ao ensino destes conteúdos.

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Biografia do Autor

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias - UNESP Rio Claro. Graduado em Educação Física por esta mesma instituição e membro do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF).

Suraya Cristina Darido, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora livre-docente do Departamento de Educação Física da UNESP Rio Claro e coordenadora do Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF).

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Publicado

2013-03-27

Como Citar

Rufino, L. G. B., & Darido, S. C. (2013). Possíveis diálogos entre a educação física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, 11(1), 144–170. https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637635

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