Banner Portal
Possíveis diálogos entre a educação física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal
PDF

Palavras-chave

Educação física escolar. Lutas. Diálogos. Cultura corporal.

Como Citar

RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. Possíveis diálogos entre a educação física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 144–170, 2013. DOI: 10.20396/conex.v11i1.8637635. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637635. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o contexto da temática das lutas na Educação Física escolar, considerando a concepção de cultura corporal e as dimensões dos conteúdos, estabelecendo assim possíveis “diálogos” entre estas práticas e a Educação Física. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura abordando os seguintes tópicos: compreendendo as lutas, a temática das lutas na cultura corporal, ensinando as lutas na escola e as lutas nas três dimensões dos conteúdos. Concluímos que é preciso inserir as lutas na escola, levando-se em conta a questão das dimensões dos conteúdos, possibilitando que, além dos procedimentos, seja empregado também conceitos e atitudes em relação ao ensino destes conteúdos.
https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637635
PDF

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais e ética. Brasília, 2000.

RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O jiu jitsu brasileiro nas três dimensões dos conteúdos nas aulas de educação física escolar. In: IV COLÓQUIO DE PESQUISA QUALITATIVA EM MOTRICIDADE HUMANA: AS LUTAS NO CONTEXTO DA MOTRICIDADE, 4.; III SIMPÓSIO SOBRE O ENSINO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: 15 ANOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSCar; SHOTO WORKSHOP, 5., 2009, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2009. CD ROM.

CARREIRO, E. A. Lutas. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

DEL VECCHIO, F. B.; FRANCHINI, E. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da Educação Física. In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. Formação profissional em Educação Física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, 2006.

CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 1, p. 01-09, 2010.

TANI, G. Cinesiologia, educação física e esporte: ordem emanente do caos na estrutura acadêmica. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 9-49, 1996.

LUFT, C. P. Minidicionário Luft da língua portuguesa. 20. ed. São Paulo: Ática, 2000.

IEDWAB, C.; STANDEFER, R. Um caminho de paz: um guia das tradições das artes marciais para os jovens. São Paulo: Cultrix, 2001. 102 p.

BREDA, M. et al. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.

BETTI, M. Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.19, n. 3, p. 183-197, 2005.

BETTI, M. Valores e finalidades na educação física escolar: uma concepção sistêmica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Santa Maria, v. 16, n. 1, p. 14-21. 1994.

CORREIA, W. R. Lutas e artes marciais na escola: questões insólitas. In: COLÓQUIO DE PESQUISA QUALITATIVA EM MOTRICIDADE HUMANA: AS LUTAS NO CONTEXTO DA MOTRICIDADE, 4.; SIMPÓSIO SOBRE O ENSINO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: 15 ANOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSCAR, 3.; SHOTO WORKSHOP, 5., 2009, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2009. CD ROM.

IDE, B. N.; PADILHA, D. A. Possíveis lesões decorrentes da aplicação das técnicas do jiu jitsu desportivo. Lecturas, Educación Física y Deportes: revista digital, Buenos Aires, ano 10, n. 83, 2005. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd83/jiu.htm. Acesso em: 15 fev. 2010.

KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Ed. da Unijuí, 1994.

DARIDO, S. C; SOUZA JÚNIOR, O. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2007.

SOARES, C. L. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 2, p. 6-12, 1996.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, 3º e 4º ciclos. Brasília, 1998. v.7b.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física, ensino fundamental, ciclo ii e ensino médio. São Paulo, 2008.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado de Educação. Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens, códigos e suas tecnologias. Porto Alegre, 2009. v.2.

BETTI, M. Educação Física escolar: ensino e pesquisa ação. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2009.

COLL, C. Os conteúdos na reforma. Porto Alegre: Artmed. 2000.

BRACHT, V. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo... capitalista. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 7, n. 2, p. 62- 68, 1986.

BRACHT, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Movimento, Porto Alegre, ano 7, n. 12, p. 14-24, 2000.

FORQUIN, J. C. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

MARCELLINO, N. C. Pedagogia da animação. Campinas: Papirus, 1989.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.