Resumo
O presente estudo propôs-se a identificar de que maneira o conceito Saúde é compreendido e trabalhado pelos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II, descobrir se a abordagem pedagógica Saúde Renovada é conhecida e tem sido aplicada nas aulas, bem como discutir a importância da mesma no contexto escolar. Uma pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação da técnica de entrevista individual semi-estruturada, como instrumento de coleta de dados. A amostra foi composta por dez professores de Educação Física que ministram aulas no Ensino Fundamental II de escolas da rede pública, localizadas no município de Jaguariúna-SP. No estudo constatou-se que 100% dos professores entrevistados não possuem conhecimento sobre a abordagem pedagógica Saúde Renovada. No entanto, verificou-se que os mesmos profissionais trabalham com elementos da temática Saúde em suas aulas, ainda que esta não seja o eixo central contemplado em suas ações docentes.Referências
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Conceito de saúde, 1948. Disponível em: www.who.int. Acesso em: 9 ago. 2011.
SCLIAR, M. História do conceito de saúde. Revista Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 29-41, 2007.
ALMEIDA FILHO, N.; JUCÁ, V. Saúde como ausência de doença: crítica à teoria funcionalista de Christopher Boorse. Ciência & Saúde Coletiva, v. 7, n. 4, p. 879-889, 2002.
RODRIGUES, L. H.; GALVÃO, Z. Novas Formas de Organização dos Conteúdos. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
MATTOS, M.G.; NEIRA, M.G. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 2008.
GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Exercício físico na promoção da saúde. Londrina: Midiograf, 1995.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 2. ed. Londrina: Midiograf, 2001.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Controle do Peso Corporal: Composição
Corporal Atividade Física e Nutrição, Londrina: Midiograf, 1996.
NAHAS, M. V. Educação Física no Ensino Médio: educação para um estilo de vida ativo no terceiro milênio. Anais do IV Seminário de Educação Física Escolar / Escola de Educação Física e Esportes, p.17-20, 1997.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2003.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.