Conhecimento dos professores de Educação Física Escolar sobre a abordagem saúde renovada e a temática saúde

Autores

  • Daniel Zancha Faculdades Integradas Eisntein
  • Gabriela Bongiorno Sica Magalhães Faculdade de Jaguariúna
  • Jéssica Martins Faculdade de Jaguariúna
  • Thais Argentini da Silva Faculdade de Jaguariúna
  • Thais Borges Abrahão Faculdade de Jaguariúna

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637638

Palavras-chave:

Abordagem saúde renovada. Educação física escolar. Saúde.

Resumo

O presente estudo propôs-se a identificar de que maneira o conceito Saúde é compreendido e trabalhado pelos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II, descobrir se a abordagem pedagógica Saúde Renovada é conhecida e tem sido aplicada nas aulas, bem como discutir a importância da mesma no contexto escolar. Uma pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação da técnica de entrevista individual semi-estruturada, como instrumento de coleta de dados. A amostra foi composta por dez professores de Educação Física que ministram aulas no Ensino Fundamental II de escolas da rede pública, localizadas no município de Jaguariúna-SP. No estudo constatou-se que 100% dos professores entrevistados não possuem conhecimento sobre a abordagem pedagógica Saúde Renovada. No entanto, verificou-se que os mesmos profissionais trabalham com elementos da temática Saúde em suas aulas, ainda que esta não seja o eixo central contemplado em suas ações docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Zancha, Faculdades Integradas Eisntein

Licenciado em Educação Física - Unesp. Mestre em Educação - Unicamp Professor da Faculdade de Jaguariúna. Professor das Faculdades Integradas Eisntein.

Gabriela Bongiorno Sica Magalhães, Faculdade de Jaguariúna

Licenciada em Educação Física pela Faculdade de Jaguariúna.

Jéssica Martins, Faculdade de Jaguariúna

Licenciada em Educação Física pela Faculdade de Jaguariúna.

Thais Argentini da Silva, Faculdade de Jaguariúna

Licenciada em Educação Física - Faculdade de Jaguariúna - FAJ

Thais Borges Abrahão, Faculdade de Jaguariúna

Licenciada em Educação Física - Faculdade de Jaguariúna.

Referências

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Conceito de saúde, 1948. Disponível em: www.who.int. Acesso em: 9 ago. 2011.

SCLIAR, M. História do conceito de saúde. Revista Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 29-41, 2007.

ALMEIDA FILHO, N.; JUCÁ, V. Saúde como ausência de doença: crítica à teoria funcionalista de Christopher Boorse. Ciência & Saúde Coletiva, v. 7, n. 4, p. 879-889, 2002.

RODRIGUES, L. H.; GALVÃO, Z. Novas Formas de Organização dos Conteúdos. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

MATTOS, M.G.; NEIRA, M.G. Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo: Phorte, 2008.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Exercício físico na promoção da saúde. Londrina: Midiograf, 1995.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 2. ed. Londrina: Midiograf, 2001.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Controle do Peso Corporal: Composição

Corporal Atividade Física e Nutrição, Londrina: Midiograf, 1996.

NAHAS, M. V. Educação Física no Ensino Médio: educação para um estilo de vida ativo no terceiro milênio. Anais do IV Seminário de Educação Física Escolar / Escola de Educação Física e Esportes, p.17-20, 1997.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2003.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2013-03-27

Como Citar

Zancha, D., Magalhães, G. B. S., Martins, J., Silva, T. A. da, & Abrahão, T. B. (2013). Conhecimento dos professores de Educação Física Escolar sobre a abordagem saúde renovada e a temática saúde. Conexões, 11(1), 204–217. https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637638

Edição

Seção

Artigos