Banner Portal
A atualidade da produção científica sobre a ginástica escolar no Brasil
PDF

Palavras-chave

Ginástica escolar. Educação Física. Produção científica.

Como Citar

LISBOA, Nubia dos Santos; TEIXEIRA, David Romão. A atualidade da produção científica sobre a ginástica escolar no Brasil. Conexões, Campinas, SP, v. 10, p. 1–9, 2012. DOI: 10.20396/conex.v10i0.8637658. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637658. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

Este artigo trata da investigação de iniciação científica voluntária intitulada “A teoria geral da ginástica escolar – análise da produção científica brasileira”. Tendo como objetivo elaborar um balanço da produção científica presentes nas Revistas (Motrivivência, Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Motriz, Pensar a Prática), e nas teses e dissertações presentes no banco de teses da CAPES. Para atingir os objetivos utilizamos métodos próprios da pesquisa social, alicerçado na base teórica do materialismo histórico dialético. Na investigação utilizamos procedimentos metodológicos da pesquisa bibliográfica como: análise documental e revisão bibliográfica sobre a temática. Como ferramentas científicas, utilizamos o computador e as fichas de síntese. São resultados desta etapa da pesquisa: a) 51 artigos encontrados nas revistas tratam das problemáticas da ginástica, 11 de ginástica escolar, sendo este o terceiro tema mais discutido, atrás da ginástica esportiva e em academia; b) nas teses e dissertações foram encontrados 166 trabalhos, sendo 152 Mestrado e 14 Doutorado, apenas 9 abordam a ginástica escolar. Com uma análise ainda inicial, é possível indicar que a produção sobre ginástica escolar nas fontes pesquisadas é muito reduzida, principalmente nas teses e dissertações.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i0.8637658
PDF

Referências

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

ORTEGA ESCOBAR, M. Conhecimento e ginástica. In: CONGRESSO DE GINÁSTICA DA BAHIA, 1., Salvador, 2003. Anais... Salvador, 2003.

TEIXEIRA, D. R. et al. Ginástica alegria na escola. In: TAFFAREL, C. N. Z.; HILDEBRANDT-STRAMANN, R. (Org.). Currículo e Educação Física: formação de professores e prática pedagógica nas escolas. Ijuí: Ed. da Unijuí, 2007. p. 341-356.

FREITAS, L. C. Ciclos, seriação, e avaliação: confrontos de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. A. Fundamentos para la investigácion educativa: presupuestos epistemológicos que orientam al investigador. Santa Fé de Bogotá: Cooperativa: Editorial Magisterio, 1998. p.144.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.