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A prática da ginástica geral para jovens e adultos com deficiência intelectual: a experiência do LAEFA/CEFD/UFES
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Palavras-chave

Ginástica geral. Deficiência intelectual. Inclusão.

Como Citar

GARCIA, M. de M.; VILETE, A. de O. P.; SÁ, M. das G. C. S. de; CHICON, J. F. A prática da ginástica geral para jovens e adultos com deficiência intelectual: a experiência do LAEFA/CEFD/UFES. Conexões, Campinas, SP, v. 10, p. 39–55, 2012. DOI: 10.20396/conex.v10i0.8637661. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637661. Acesso em: 26 fev. 2024.

Resumo

Este estudo se constitui enquanto uma Pesquisa Qualitativa com o intuito de descrever e analisar, a partir de uma experiência concreta de intervenção, o ensino da Ginástica Geral enquanto uma ferramenta potencializadora aos processos inclusivos de jovens e adultos com Deficiência Intelectual. O estudo toma como eixo central no âmbito teórico-metodológico a Pesquisa Ação Colaborativa, pela possibilidade que esta perspectiva oferece aos envolvidos atuarem de maneira compartilhada na produção de saberes e fazeres pedagógicos. Os sujeitos participantes do estudo em tela são oriundos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Vitória/ES e da comunidade, totalizando um grupo de 30 alunos. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o registro das aulas em diários de campo, relatórios finais solicitados aos estagiários, fotografias, videogravações, além da realização de um grupo focal, aplicado no início de novembro, com os pais e/ou responsáveis pelos jovens e adultos. Os resultados apontam que o ensino da Ginástica Geral enquanto uma prática corporal pautada em ações inclusivas e democráticas, com foco na interação social, na relação comunicativa e na formação dos sujeitos, potencializa o processo de apropriação e (re) significação dos conhecimentos, auxiliando-os assim no estabelecimento de uma relação qualitativa com o meio sócio-cultural.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i0.8637661
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