Banner Portal
A produção do conhecimento científico em ginástica
PDF

Palavras-chave

Ginástica. Produção teórica. Educação Física.

Como Citar

PEREIRA, Ana Maria; ANDRADE, Thais Nogueira; CESÁRIO, Marilene. A produção do conhecimento científico em ginástica. Conexões, Campinas, SP, v. 10, p. 56–79, 2012. DOI: 10.20396/conex.v10i0.8637662. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637662. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

Esta pesquisa investigou a produção do conhecimento na área de Educação Física, especificamente em Ginástica, tendo como referência as dissertações de mestrado e as teses de doutorado produzidas em nível nacional, que se encontram disponíveis nas bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), da Biblioteca Digital da UNICAMP, do Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações NUTESES, e também, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Realizou-se um levantamento das produções teóricas na área, bem como a ordenação dos estudos de Ginástica produzidos e disseminados na primeira década do século XXI. Para alcançar tal propósito realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, tendo como instrumento a análise de conteúdos dos resumos e da introdução dessa produção, com objetivo de organizar o material em temáticas. Constatamos nessa pesquisa a predominância de temáticas relacionadas à saúde, fitness e esporte, o que indica a influência da biologização, sob o paradigma positivista, na produção da área, mas também, encontramos pesquisas em educação, formação humana e aspectos históricos, o que revela tendências de uma concepção crítica e superadora.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i0.8637662
PDF

Referências

CESARIO, M.; PEREIRA, A. M. Reflections about gymnastic in different contexts. Fiep Bulletin, Foz do Iguaçu, v.78, p. 68-70, 2008.

GIL. A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1988.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portal de Periódicos da CAPES. Disponível em http://www.periodicos.capes.gov.br. Acesso em: 30 set. 2010.

BDTD. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Disponível em http://bdtd.ibict.br/. Acesso em: 24 maio 2011.

BIBLIOTECA DIGITAL DA UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: http://bibliotecadigital.unicamp.br/. Acesso em: 10 fev. 2011.

NUTESES. Núcleo Brasileiro de Dissertações e Teses. Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações. Disponível em: http://www.nuteses.ufu.br/. Acesso em: 24 maio 2011.

BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES DA USP. Universidade de São Paulo. Disponível em http://www.teses.usp.br/. Banco de Dados Bibliográficos da USP. Catálogo Online Global DEDALUS. Disponível em: http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/por/USP/USP/DEDALUS/START. Acesso em: 20 set. 2011.

SOUZA, E. P. M. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. 1997. 163 f. Tese (Doutorado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.