Banner Portal
A teoria geral da ginástica, o trabalho pedagógico, a formação dos professores e as políticas públicas no campo da ginástica: contribuições da pesquisa matricial do grupo LEPEL/FACED/UFBA
PDF

Palavras-chave

Teoria geral da ginástica. Trabalho pedagógico. Formação de professor.

Como Citar

Almeida, R. S., Taffarel, C. N. Z., Escobar, M. O., Paraiso, C. S., Cruz, A. C. S., Lordello, A. F., Lorenzini, A. R., Rodrigues, R. C. F., Santos, Q. R. dos, & Rigaud, F. (2012). A teoria geral da ginástica, o trabalho pedagógico, a formação dos professores e as políticas públicas no campo da ginástica: contribuições da pesquisa matricial do grupo LEPEL/FACED/UFBA. Conexões, 10, 98–114. https://doi.org/10.20396/conex.v10i0.8637664

Resumo

O presente estudo localiza-se no Grupo LEPEL - Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer. Está sendo desenvolvido no eixo curricular conteúdos específicos, do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA e envolve estudantes da graduação e da pós-graduação. Trata do conhecimento da Ginástica, seus sentidos e significados na construção da Teoria Pedagógica, tendo como objetivo elaborar a teoria como categorias da prática, considerando as problemáticas referentes à produção do conhecimento, à formação de professores, à prática pedagógica, à política pública e às proposições superadoras. Utiliza procedimentos investigativos próprios à pesquisa matricial e problematiza o conhecimento da Ginástica. O estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa com dados empíricos coletados em diferentes fontes. Articula-se com a formação continuada de professores e trata da organização do trabalho pedagógico da escola. A hipótese do trabalho investigativo é que existem possibilidades concretas de tratar o conhecimento, levando em consideração os ciclos do pensamento, a partir de categorias da prática. Dados da realidade apontam, a partir das contradições do movimento de inclusão/exclusão, possibilidades de construção de uma nova cultura do trato da Ginástica no contexto da formação e da escola básica.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i0.8637664
PDF

Referências

GOELLNER, S. V. A categoria da atividade e suas implicações no desenvolvimento humano. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 13, n. 2, p. 288-292, jan., 1992.

CHEPTULIN. A Dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa-Omega, 1982.

CHAUI, M. Ética e universidade. In: REUNIAL ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIENCIA, 46., Vitória, 1994. Anais... Vitoria, 1994.

KATZ, C.; BRAGA, R.; COGGIOLA, O. Novas tecnologias: crítica da atual reestruturação produtiva. São Paulo: Xamã, 1995

SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problemas da unidade/método no processo pedagógico. Campinas: Autores Associados, 1998.

MOLL, L. Vygotsky e a educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre: Artes médicas, 1996.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes. 1986.

VYGOTSKY, L. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, L. LURIA, A . LEONTIEV, A . Linguagem, desenvolvimento e conhecimento. São Paulo: Ícone/EDUSO, 1988.

VEIGA, I. P. Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

KUENZER, A. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, G. Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998.

PISTRAK. M. M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2000.

CASTELLANI FILHO, L. Política educacional e Educação Física. Campinas: Autores Associados, 1998.

DIECKERT, J. Elementos e princípios da Educação Física. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 1985.

NEGRINE, A.; GAUER, R. Educação Física e desporto, uma visão pedagógica e antropológica. Porto Alegre: Posenato, 1990.

PEREIRA, A. M. Concepção de corpo: a realidade dos professores de Ginástica das Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná. 1998. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 1998.

BONETTI, A. Ginástica: em busca de sua identificação no âmbito escolar. 1999. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1999.

BARBOSA, I. P. A ginástica nos cursos de licenciatura em Educação Física do Estado do Paraná. 1999. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1999.

ALMEIDA, R. S. A ginástica na escola e na formação de professores. 2005. 157 f. Tese (Doutorado em Educação)-Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2005.

TAFFAREL, C. N. Z. A formação do educador: o processo de trabalho pedagógico e o trato com o conhecimento no curso de Educação Física. 1993. 302 f. Tese (Doutorado em Educação)-Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.

TAFFAREL, C. et al. Projeto de ensino e pesquisa: o conhecimento da ginástica, a formação dos professores, a política pública, a prática pedagógica e as proposições superadoras na escola pública. Salvador: BA, 2001. Grupo LEPEL/FACED/UFBA [mimeo.]

CESÁRIO, M. A organização do conhecimento da ginástica no currículo de formação inicial do profissional de educação física: realidade e possibilidades. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, 2001.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SUDEB. SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. A Educação Física e a ginástica nas unidades escolares públicas estaduais. Salvador: Coordenação de Educação Física e Esporte Escolar: Neuber Leite Costa, 2005.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.