Banner Portal
Ginástica e ética na escola: apontamentos para compreender a convivência humana
PDF

Palavras-chave

Ginástica. Escola. Ética

Como Citar

GAMA, Leonardo Rocha da. Ginástica e ética na escola: apontamentos para compreender a convivência humana. Conexões, Campinas, SP, v. 10, p. 144–161, 2012. DOI: 10.20396/conex.v10i0.8637667. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637667. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

O cotidiano docente nos invoca constantemente a responder questões que cercam a ação educativa, o que constitui exercícios de ética e de política de nós professores. Considerando a responsabilidade que nos é apresenta em circunstância da perspectiva que criamos quanto a formação de nossos alunos, considerando a Escola Municipal Terezinha Paulino como palco do cotidiano docente a qual investimos, e por fim, o Grupo Ginástico dessa escola (GGTP), como prática pedagógica, nos cercamos das seguintes questões: 1. Quais os indicadores éticos presentes na experiência vivida pelos integrantes do GGTP? 2. Qual o sentido destes indicadores para os integrantes do GGTP? 3. Esses sentidos configuram uma dimensão sociopolítica da formação dos sujeitos envolvidos? Que dimensão sociopolítica é essa e qual a sua contribuição para pensar a Educação Física na escola? A partir destas questões, destacamos nossos objetivos nessa pesquisa: investigar a experiência educacional vivida no GGTP, tendo como enfoque os elementos éticos que as caracterizam, bem como refletir a relação desses elementos na dimensão sociopolítica da Educação Física na escola. Visando responder as questões iniciais e alcançar nossos objetivos, recorremos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004) como aporte metodológico dessa pesquisa. A partir do mesmo foi que chegamos aos dois eixos de discussão aqui relacionados: condutas relacionais da convivência e condutas relacionais indesejáveis e não-sociais. Perpassa a discussão desses eixos, o conjunto de conhecimentos produzidos por Paulo Freire e por Humberto Maturana, ora relacionado à alguns de seus principais parceiros, José Varela, Gerda Verden-Zöller e Sima Nisis de Rezepka. No fim dessa pesquisa apontamos algumas possibilidades para a prática da ginástica e da Educação Física escolar, assim como, para pensar a educação pelo viés da formação humana.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i0.8637667
PDF

Referências

GAMA, L. R. O estado da arte em ginástica geral (ginástica para todos) no tocante a escola, a ética e a formação humana: In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 5., Campinas, 2010. Anais... Campinas: SESC: UNICAMP/FEF, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2004.

MARCHIONNI, A. Ética: a arte do bom. Petrópolis: Vozes, 2008.

MATURANA, H. Da biologia à psicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

MATURANA, H. A Ontologia da Realidade. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1997.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2001.

MATURANA, H.; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano do patriarcado a democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.

MATURANA, H.; REZEPKA, S. N. Formação humana e capacitação. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

ALMEIDA, M. C. O método 6: ética. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 27, ago. 2005. Disponível em: http://revcom2.portcom.Intercom.org.br/index.php/famecos/article/viewfile/445/392.

MATURANA, H.; VARELA, F. J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2002.

MATURANA, H.; VARELA, F. J. De máquinas e seres vivos: autopoiese – a organização do vivo. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

FREIRE, P. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 3. ed. São Paulo: Cortez: 2005.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 45. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

NÓBREGA, T. P. (Org.). Livro didático 3: o ensino da educação física de 5ª a 8ª séries. Natal: Paidéia, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

DELORS, J. et. al. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1999.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.