Resumo
O cotidiano docente nos invoca constantemente a responder questões que cercam a ação educativa, o que constitui exercícios de ética e de política de nós professores. Considerando a responsabilidade que nos é apresenta em circunstância da perspectiva que criamos quanto a formação de nossos alunos, considerando a Escola Municipal Terezinha Paulino como palco do cotidiano docente a qual investimos, e por fim, o Grupo Ginástico dessa escola (GGTP), como prática pedagógica, nos cercamos das seguintes questões: 1. Quais os indicadores éticos presentes na experiência vivida pelos integrantes do GGTP? 2. Qual o sentido destes indicadores para os integrantes do GGTP? 3. Esses sentidos configuram uma dimensão sociopolítica da formação dos sujeitos envolvidos? Que dimensão sociopolítica é essa e qual a sua contribuição para pensar a Educação Física na escola? A partir destas questões, destacamos nossos objetivos nessa pesquisa: investigar a experiência educacional vivida no GGTP, tendo como enfoque os elementos éticos que as caracterizam, bem como refletir a relação desses elementos na dimensão sociopolítica da Educação Física na escola. Visando responder as questões iniciais e alcançar nossos objetivos, recorremos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004) como aporte metodológico dessa pesquisa. A partir do mesmo foi que chegamos aos dois eixos de discussão aqui relacionados: condutas relacionais da convivência e condutas relacionais indesejáveis e não-sociais. Perpassa a discussão desses eixos, o conjunto de conhecimentos produzidos por Paulo Freire e por Humberto Maturana, ora relacionado à alguns de seus principais parceiros, José Varela, Gerda Verden-Zöller e Sima Nisis de Rezepka. No fim dessa pesquisa apontamos algumas possibilidades para a prática da ginástica e da Educação Física escolar, assim como, para pensar a educação pelo viés da formação humana.Referências
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