Banner Portal
Futsal: tática defensiva e contemporânea e a teoria de ensino dos jogos esportivos coletivos de Claude Bayer
PDF

Palavras-chave

Esporte. Ensino. Tática. Futsal. Bayer.

Como Citar

MICHELINI, M. C.; MARQUES, R. F. R.; SANTANA, W. C. de; GUTIERREZ, G. L. Futsal: tática defensiva e contemporânea e a teoria de ensino dos jogos esportivos coletivos de Claude Bayer. Conexões, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 20–37, 2012. DOI: 10.20396/conex.v10i1.8637686. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637686. Acesso em: 24 fev. 2024.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de inter-relacionar a teoria de ensino dos jogos esportivos coletivos de Claude Bayer e a tática defensiva contemporânea do futsal, de modo a levantar subsídios pedagógicos da primeira que pudessem contribuir para a compreensão tática da segunda, organizando-a didaticamente. Para tanto, foram analisados o livro “O ensino dos desportos colectivos”, no qual Bayer apresenta os princípios operacionais defensivos comuns aos esportes coletivos e suas respectivas regras de ação, e publicações nacionais e internacionais especializadas, datadas a partir da década de 1990 que apresentassem um referencial tático defensivo sobre futsal. Foi possível construir uma reflexão sobre formas de compreensão tática de situações de defesa no futsal a partir dos princípios operacionais dos esportes coletivos propostos por Bayer. Acredita-se que este trabalho pode contribuir com avanços na pedagogia do esporte em relação à otimização de processos pedagógicos que objetivem promover a melhoria da compreensão tática de treinadores e jogadores de futsal.
https://doi.org/10.20396/conex.v10i1.8637686
PDF

Referências

FERREIRA, H. B.; GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: considerações pedagógicas e metodológicas no processo de ensino-aprendizagem do basquetebol. In: PAES, R. R.; BALBINO, H. F. (Org.). Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 123-136.

SANTANA, W. C. Futsal: apontamentos pedagógicos na iniciação e na especialização. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008

BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivros, 1994

GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Org.). O ensino dos jogos desportivos. 2. ed. Porto: Universidade do Porto, 1995.

CHAVES CHAVES, J. L.; RAMÍREZ AMOR, J. A. Táctica y estratégia en fútbol sala: situaciones de ataque y defensa. Barcelona: Hispano Europea, 1998.

MARQUES, R. F. R.; SUGUIHURA, F. M. Beisebol: uma caracterização a partir dos princípios operacionais de Claude Bayer. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 14. Porto Alegre, 2005. Anais... Porto Alegre; CBCE, 2005. v. 1. p. 294.

MICHELINI, M. C. Teoria de esportes coletivos de Claude Bayer: o futsal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

HERNÁNDEZ MORENO, J. Fundamentos del deporte: análisis de las estructuras Del juego deportivo. 2. ed. Barcelona: INDE, 1998.

SANTANA, W. C. Atitudes táticas elementares para atacar e defender em futsal. 2006. Disponível em: http://www.pedagogiadofutsal.com.br/texto_036.asp. Acesso em: 17 set. 2008.

TANI, G.; CORREA, U. C. Esportes coletivos: alguns desafios quando abordados sob uma visão sistêmica. In: ROSE JUNIOR, D. (Org.). Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 15-23.

LOZANO CID, J. et al. Táctica en alta competición. Madrid: Federación Madrileña de Futbol-Sala, 2002.

SAAD, M. A. COSTA, C. Futsal: movimentações ofensivas e defensivas. Florianópolis: BookStore, 2001.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.