Prática Pedagógica em Educação Física Adaptada: Relato de experiência

Autores

  • Elizângela Fernandes Ferreira Universidade Federal de São Carlos
  • Dallila Tamara Benfica Universidade Federal de Viçosa
  • Aurora Corrêa Rodrigues Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v10i1.8637694

Palavras-chave:

Prática pedagógica. Educação inclusiva. Formação discente. Educação física.

Resumo

A formação de professores de Educação Física requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de suas atividades educacionais no âmbito escolar. Nessa perspectiva, a disciplina de Prática Pedagógica se constitui uma das formas de abordagem para a construção deste espaço. Esta disciplina tem como objetivo subsidiar os discentes na sistematização dos conhecimentos e favorecer a troca de conhecimentos. Assim este estudo consiste em um relato de experiência de discente da disciplina Prática Pedagógica em Educação Física Adaptada do Curso de Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa, no período de março de 2010 a julho 2010. Inicialmente foi realizada a apresentação e discussão do ementário, objetivos e metodologia da disciplina. Em seguida, discutiu-se a organização e apresentação dos seminários, tendo como sugestão de trabalho cada grupo realizar uma revisão sobre um determinado esporte paraolímpico e ao seu final apresentar um plano de aula referente a este esporte. Dos resultados obtidos percebemos que as aulas teórico-expositivas possibilitaram uma permuta de conhecimentos. Assim foi possível perceber que a disciplina prática pedagógica possibilita a construção do agir, saber e fazer o ensino inclusivo na perspectiva da Educação Física Adaptada.

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Biografia do Autor

Elizângela Fernandes Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos 2012/2014. Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, ingressante no ano de 2007. Foi Bolsista de Iniciação Científica pelo Edital PROBIC/FAPEMIG 2009 com o Projeto Brasil e Argentina: Envolvimento e Distanciamento dos vizinhos distantes. Bolsista PIBID/CAPES 2010 - Núcleo de Artes e humanas. Bolsista de Iniciação Científica pelo Edital PROBIC/FAPEMIG 2011 com o Projeto Intervenção Psicomotora em crianças com Deficiência Intelectual na Perspectiva da Integração Sensorial.

Dallila Tamara Benfica, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda da Área Aspectos sócio-culturais do movimento humano - Programa de Pós-graduação UFV/UFJF Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, no ano de 2009.

Aurora Corrêa Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda da Área Aspectos Fisiológicos do movimento humano - Programa de Pós-graduação UFV/UFJF Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, no ano de 2012.

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Publicado

2012-05-18

Como Citar

Ferreira, E. F., Benfica, D. T., & Rodrigues, A. C. (2012). Prática Pedagógica em Educação Física Adaptada: Relato de experiência. Conexões, 10(1), 142–152. https://doi.org/10.20396/conex.v10i1.8637694

Edição

Seção

Relato de Experiência