Banner Portal
Processo de ensino-aprendizagem-treinamento de handebol para a categoria mirim: concepções e metodologias
PDF

Palavras-chave

Educação física. Pedagogia do esporte. Handebol.

Como Citar

MENEZES, Rafael Pombo; SOUSA, Maria Suélia dos Santos; BRAGA, José Werley Carvalho. Processo de ensino-aprendizagem-treinamento de handebol para a categoria mirim: concepções e metodologias. Conexões, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 49–69, 2011. DOI: 10.20396/conex.v9i2.8637700. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637700. Acesso em: 16 jun. 2024.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar o problema da iniciação ao handebol considerando diferentes perspectivas, principalmente às relacionadas com as metodologias de ensino dos esportes coletivos que podem ser aplicadas à categoria mirim (sub-12). Os esportes coletivos diferenciam-se pelo grau de complexidade alcançado pela interação dos seus diversos fatores durante o jogo. É necessária, então, uma abordagem que aponte para as principais características relacionadas ao crescimento e desenvolvimento nessa faixa etária, e que esteja integrada com objetivos que devem estar relacionados à iniciação esportiva, considerando o processo de não-especialização precoce e a complexidade do fenômeno esportivo no processo de ensino-aprendizagem-treinamento.
https://doi.org/10.20396/conex.v9i2.8637700
PDF

Referências

REIS, H. H. B. O ensino dos jogos coletivos esportivizados na escola. 1994. 75 f. Dissertação (Mestrado) - Centro de Educação Física e Desporto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 1994.

GARGANTA, J.; OLIVEIRA, J. Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. In: OLIVEIRA, J.; TAVARES, F. (Ed.). Estratégia e táctica nos jogos desportivos colectivos. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, 1996. p.7-24.

GRECO, P. J. Métodos de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos. In: GARCIA, E. S.; LEMOS, K. L. M. Temas atuais VI em Educação Física e esportes. Belo Horizonte: Saúde, 2001. p. 48-72.

MOURA, C. C. et al. Pedagogia do esporte: a importância da utilização da situação problema no processo de ensino e aprendizagem dos jogos esportivos coletivos. Educação Física em Revista, v. 2, n. 1, p. 1-5, 2008.

MENEZES, R. P. Modelo de análise técnico-tática do jogo de handebol: necessidades, perspectivas e implicações de um modelo de interpretação das situações de jogo em tempo real. 2011. 302 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

GARGANTA, J. O ensino dos jogos desportivos. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, 1995.

GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação esportiva universal I: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

BAYER, C. Técnica del balonmano: la formación del jugador. Barcelona: Editorial Hispano Europea, 1987.

EHRET, A. et al. Manual de handebol: treinamento de base para crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte, 2002.

ROMÁN, J. D. Iniciación al balonmano: manuales para la enseñanza. Madrid: Gymnos, 2004.

NÉ, R.; BONNEFOY, G.; LAHUPPE, H. Enseñar balonmano para jugar en equipo. Barcelona: INDE, 2000.

GRECO, P. J. La formación de jugadores inteligentes. Revista Stadium, Belo Horizonte, v. 26, p. 22-30, 1992.

LASIERRA, G.; PONZ, J. M.; ANDRES, F. 1013 ejercicios y juegos aplicados AL balonmano. 4. ed. Barcelona: Paidotribo, 2005. 2v.

SANTANA, W. C. Pedagogia do esporte na infância e complexidade. In: PAES, R. R.; BALBINO, H. F. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 1-22.

GARGANTA, J. O ensino dos jogos desportivos. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos, 1995.

ANTÓN, J. L. Balonmano: fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos, 1990.

BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivros, 1994.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 600-610, 2009.

MORIN, E. Ciência com consciência. 7. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2003.

MALINA, R. M.; BOUCHARD, C. B.; BAR-OR, O. Crescimento, maturação e atividade física. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2009.

REIS, H. H. B. O ensino do handebol utilizando-se do método parcial. Lectures Educación Física y Deportes, ano 10, n. 93, feb. 2006. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd93/handebol.htm. Acesso em: 13 jan. 2010.

SHUMWAY-COOK, A.; WOOLLACOTT, M. H. Controle motor: teoria e aplicações práticas. 2. ed. São Paulo: Manole, 2003.

MENEZES, R. P. O ensino dos sistemas defensivos do handebol: considerações metodológicas acerca da categoria cadete. Pensar a Prática, v.13, n.1, p.1-16, 2010.

ROS, V. L.; OLIVA, F. J. C. La enseñanza integrada técnico-táctica de los deportes en edad escolar. Apunts, n.79, p.40-48, 2005.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.