Processo de ensino-aprendizagem-treinamento de handebol para a categoria mirim: concepções e metodologias

Autores

  • Rafael Pombo Menezes Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
  • Maria Suélia dos Santos Sousa Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
  • José Werley Carvalho Braga Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v9i2.8637700

Palavras-chave:

Educação física. Pedagogia do esporte. Handebol.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar o problema da iniciação ao handebol considerando diferentes perspectivas, principalmente às relacionadas com as metodologias de ensino dos esportes coletivos que podem ser aplicadas à categoria mirim (sub-12). Os esportes coletivos diferenciam-se pelo grau de complexidade alcançado pela interação dos seus diversos fatores durante o jogo. É necessária, então, uma abordagem que aponte para as principais características relacionadas ao crescimento e desenvolvimento nessa faixa etária, e que esteja integrada com objetivos que devem estar relacionados à iniciação esportiva, considerando o processo de não-especialização precoce e a complexidade do fenômeno esportivo no processo de ensino-aprendizagem-treinamento.

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Biografia do Autor

Rafael Pombo Menezes, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Doutorando em Educação Física pela UNICAMP Docente do Centro Unversitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP)

Maria Suélia dos Santos Sousa, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Centro Unversitário Nossa Senhora do Patrocínio - Itu, São Paulo - Brasil

José Werley Carvalho Braga, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Centro Unversitário Nossa Senhora do Patrocínio - Itu, São Paulo - Brasil

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Publicado

2011-09-16

Como Citar

MENEZES, R. P.; SOUSA, M. S. dos S.; BRAGA, J. W. C. Processo de ensino-aprendizagem-treinamento de handebol para a categoria mirim: concepções e metodologias. Conexões, Campinas, SP, v. 9, n. 2, p. 49–69, 2011. DOI: 10.20396/conex.v9i2.8637700. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637700. Acesso em: 19 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos