Resumo
Esse artigo pretende compreender se os professores de Educação Física atentam para a influência que o fenômeno do culto ao corpo exerce sobre os alunos do Ensino Médio e se ocorre algum tipo de intervenção educativa por parte deles. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores da rede pública de ensino de Campinas, SP, atuantes no Ensino Médio. Pôde-se concluir que os professores percebem o culto ao corpo como um fenômeno social presente no universo dos alunos, influenciando o conteúdo das aulas. Embora afirmem não ter formação suficiente para lidar com o tema, a maioria dos professores afirmou incorporá-lo em suas aulas.Referências
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez,1992. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez,1992.
DAOLIO, J. Cultura: educação física e futebol. 3ed. Campinas: Unicamp, 2006a.
SOARES, C. L. Educação física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 2, p. 6-12, 1996.
MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Pulo: EPU-EDUSP, 1974. v. 2.
DAOLIO, J. Corpo e identidade. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas: Papirus, 2006b.91Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 9, n. 1, p. 67-91, jan./abr. 2011. ISBN: 1983-9030
KOFES, S. E sobre o corpo, não é o próprio corpo que fala? Ou o discurso desse corpo sobre o qual se fala. In: BRUHNS, H. T. (Org.). Conversando sobre o corpo. Campinas: Papirus, 1985.
COSTA, J. F. O vestígio e a aura: corpo e consumismo na moral do espetáculo. 4ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
SANT´ANNA, D. B. (Org.). Políticas do corpo. São Paulo: Estação Liberdade, 1995.
SANT´ANNA, D. B. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea.São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
BETTI, M. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. 3ed. Campinas: Papirus, 2004.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.