Banner Portal
Políticas públicas: esporte, educação; mudanças a partir da década de 1990
PDF

Palavras-chave

Políticas públicas. Educação. Esporte e lazer.

Como Citar

BERALDI, Daiane Patricia; RAFAEL, Mara Cecilia; SILVA, Halyny Andressa; SOUZA, Vânia de Fátima Matias. Políticas públicas: esporte, educação; mudanças a partir da década de 1990. Conexões, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 109–129, 2011. DOI: 10.20396/conex.v9i1.8637716. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637716. Acesso em: 5 jul. 2024.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as mudanças das políticas públicas de esporte e lazer a partir da década de 1990, para tanto se utilizou de uma metodologia bibliográfica documental, cujos pressupostos teóricos se subsidiaram no documento Política Nacional do Esporte (2003) do Ministério do Esporte. Evidenciou-se neste estudo que esse documento aponta como principais mudanças às políticas de esporte e lazer, assim como as políticas educacionais. É importante ressaltar que os Organismos Internacionais tiveram grande participação neste processo, possibilitando a realização de diversos projetos, e interferindo no planejamento e na execução destes. Conclui-se dessa forma, que as políticas públicas de esporte e lazer a partir da década de 1990, têm incorporado conceitos de participação, descentralização, focalização, privatização e parcerias em suas ações. Desta forma a responsabilidade com o esporte e o lazer vem sendo dividida entre setor privado, sociedade civil e Estado, no qual este, gradativamente vem se desresponsabilizando em oferecer o esporte e o lazer como um direito de todo cidadão. Neste sentido, destacamos que os estudos realizados nessa área fornecem subsídios teóricos para uma reflexão sobre as políticas públicas para o esporte e lazer.
https://doi.org/10.20396/conex.v9i1.8637716
PDF

Referências

PERONI, V. Política educacional e papel do estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.

LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

OLIVEIRA, V. M. Consenso e conflito da Educação Física brasileira. Campinas, Brasiliense, 1988. 224p.

MARTINS JUNIOR, J. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Petrópolis: Vozes, 2008.

BRASIL. Câmara da Reforma do Estado. Art. Constituição: Brasil, 1995b. p.12.

CARRANO, P. C. R. Prefácio. In: SILVA, M. R. (Org.). Esporte, educação, estado e sociedade: as políticas públicas em foco. Chapecó: Argos, 2007. p. 7-11.

SILVA, M. R. Esporte, educação, estado e sociedade: as políticas públicas em foco. (Org.). Chapecó: Argos, 2007.

MELLO, M. L. M. Reflexões sobre políticas brasileiras para a Educação Básica na Década de 1990. 2004 Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2004.

CARDOSO, R. Terceiro setor. Disponível em: http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/HOMEPORTUGUESE/EXTPAISES/EXTLACINPOR/BRAZILINPOREXTN/0,,contentMDK:21352825~menuPK:4082367~pagePK:141137~piPK:141127~theSitePK:3817167,00.html#projects. Acesso em: 28 set. 2009.

FONSECA, M. O banco mundial e a educação. Reflexões sobre o caso brasileiro. In: GENTILI, P. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.

FONSECA, M. Banco mundial e a educação brasileira. Brasília: [1996?]. (mimeo).

BANCO Mundial. Disponível em: http://www.bancomundial.org.br. Acesso em: 29 set. 2009.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Relatório da força tarefa entre Agências das Nações Unidas sobre o esporte para o desenvolvimento e a paz: em direção às metas de desenvolvimento do milênio. 2003. Disponível em: http://wwwesporte.gov.br. Acesso em: 10 set. 2009.

CASTEL, R. et al. Desigualdade e a questão social. São Paulo: EDUC, 1997.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.