Banner Portal
Incidência de gols resultantes de contra-ataques de equipes de futsal
PDF

Palavras-chave

Futsal. Contra-ataque. Incidência de gols.

Como Citar

MARCHI, Rogério; SILVA, Carlos; SCRAMIN, Luis; TEIXEIRA, Augusto; CHIMINAZZO, João. Incidência de gols resultantes de contra-ataques de equipes de futsal. Conexões, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 16–22, 2010. DOI: 10.20396/conex.v8i3.8637724. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637724. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a incidência de gols resultantes de contra-ataques em jogos de futsal de alto rendimento e observar como eles foram realizados de acordo com a sua origem e progressão até a finalização. Foi observada uma amostra de 20 jogos da Liga Nacional de Futsal de 2009, gravados em fita VHS, utilizando a observação indireta extensiva mediante formulário. Para análise dos resultados usou-se o método descritivo percentual, percebendo-se que os contra-ataques têm considerável participação nos gols marcados pelas equipes, uma vez que de um total de 88 jogos, 30 tiveram origem nas ações de contra-ataque. Porém , como se trata de uma das ações mais presentes no futsal, o número de contra-ataques não convertidos em gols é bastante maior que os convertidos visto que , a partir da coleta de dados , a conversão em gols foi de apenas 10,5% e os 89,5% restantes não resultaram em gols após a finalização da jogada, já que das 285 jogadas de contra-ataques presentes nos 20 jogos, 255 não foram convertidas em gol. A partir deste estudo percebeu-se que o contra-ataque é uma ferramenta técnico/tática no futsal sendo fator de relevância na determinação dos resultados, porém ainda deve ser melhor trabalhada para ter a sua eficiência aprimorada. Assim resultará em maior número de finalizações convertidas em gol, tornando-as eficientes em todos os aspectos e evidenciando-as como diferencial para as equipes que saibam aproveitá-las.
https://doi.org/10.20396/conex.v8i3.8637724
PDF

Referências

GARGANTA, J. O treino da táctica e da técnica nos jogos desportivos à luz do compromisso cognição-acção. In: BARBANTI, V. J. (Org.). Esporte e atividade física: interação entre rendimento e qualidade de vida. São Paulo: Manole, 2002.

VOSER, R. C. Futsal: princípios técnicos e táticos. 2. ed. Canoas: Ulbra, 2003.

FERREIRA, P. Caracterização da finalização em equipas de futsal. 2004. Disponível em: http://www.futsalportugal.net/monografia.pdf. Acesso em: 10 nov. 2009.

SANTANA, W. C.; GARCIA, O. B. A incidência do contra-ataque em jogos de futsal de alto rendimento. Pensar a Prática, v. 10, n. 1, 2007.

BELLO JUNIOR, N. A ciência do esporte aplicada ao futsal. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.

SILVA, M. et al. Ações ofensivas no futsal: uma comparação entre as situações de jogo organizado, de contra-ataque e de bola parada. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto, v. 4, n. 2, p. 199, 2004. (Suplemento).

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.