Banner Portal
Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política
PDF

Palavras-chave

Teorias da Educação. Sociedade. Curvatura da vara.

Como Citar

BARBIERI, Aline Fabiane. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Conexões, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 173–178, 2010. DOI: 10.20396/conex.v8i3.8637736. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637736. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Saviani inicia o seguinte texto apresentando sua problemática por meio de um questionamento motivador: Como as teorias da educação se posicionam mediante a situação de precariedade e marginalidade na educação? Assim, o autor destaca que essas teorias se posicionam em dois grupos principais, de acordo com o entendimento que elas têm da relação entre educação e sociedade. Um primeiro grupo de teorias, chamado por Saviani de teorias não-críticas, seria aquelas que entendem a educação como instrumento de equalização social e de superação da marginalidade, caracterizando assim o problema da marginalidade como resultado da ignorância, um fenômeno acidental que deve ser corrigido. Nesse grupo de teorias encontram-se a Escola Tradicional, a Escola Nova e a Tecnicista.

https://doi.org/10.20396/conex.v8i3.8637736
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.