Banner Portal
Relacionamento interpessoal professor-aluno na educação física
PDF

Palavras-chave

Educação Física. Relacionamento interpessoal professor-aluno. Processo de aprendizado.

Como Citar

TREVIZAN BACCARELLI, M. R.; RUELLA, L. C.; GALATTI, L. R.; SILVESTRE, C. H. Relacionamento interpessoal professor-aluno na educação física. Conexões, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 19–32, 2010. DOI: 10.20396/conex.v8i2.8637738. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637738. Acesso em: 27 fev. 2024.

Resumo

O presente trabalho aborda o relacionamento interpessoal professor-aluno na Educação Física, partindo do pressuposto de que os conteúdos da Educação Física (jogo, esporte, luta, ginástica, atividades rítmicas e expressivas), transcendem aos aspectos motores, envolvendo outros aspectos relacionados ao ser humano integral, tal qual o cognitivo, afetivo e o social. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em artigos científicos e livros sobre comunicação e relacionamento interpessoal e, especificamente, na área de Educação Física, tratando sobre relacionamento interpessoal, processo ensino-aprendizagem e relação professor-aluno. Dentre as bibliografias citadas notou-se que a relação interpessoal professor-aluno é um importante veículo para proporcionar um adequado ambiente de ensino, vivência e aprendizagem. O relacionamento interpessoal é muito evidente principalmente nas aulas de Educação Física, pois esta disciplina permite maior liberdade de expressões e vontades. Concluí-se que a comunicação interpessoal através de palavras, sinais do corpo e paralinguístico são fatores essenciais no processo ensino-aprendizagem.
https://doi.org/10.20396/conex.v8i2.8637738
PDF

Referências

ARANTES, K. C. F. Breve reflexão sobre a relação professor-aluno no curso de educação física da Universidade Estadual de Londrina. Rev Fund Esporte Tur, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 32-33, 1989.

BARNLUND, D. Comunicação interpessoal. In: LITTLEJOHN, S W. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. Cap. 8.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

BRASIL. Secretaria do Ensino Médio. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

CABRAL, F. M. S.; CARVALHO, M. A. V.; RAMOS, R. M. Dificuldade no relacionamento professor/aluno: um desafio a superar. Paidéia, v. 14, n. 29, p. 327-335. 2004.

CAPITANIO, A. M. Relacionamento não verbal na Educação Física. Efdeportes: revista digital, Buenos Aires, ano 9, n. 64, sept. 2003. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd64/noverb.htm. Acesso em: 24 ago. 2009.

CASTAGNOLI, C. A. Atividades esportivas, culturais e cooperativas como meio de superação no relacionamento interpessoal na escola. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/389-4.pdf. Acesso em: 24 ago. 2009.

DARIDO, S. C.; ANDRADE, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FRANCO, G. S. Psicologia no esporte e na atividade física: uma coletânea sobre a prática com qualidade. São Paulo: Manole, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KNAPP, M. L.; HALL, J. A. Comunicação não verbal na interação humana. São Paulo: JSN, 1999.

LIB NEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LITTLEJOHN, S. W. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MACÊDO, I. I. Comunicação. In: MACÊDO, I. I. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. 9. ed. São Paulo: FGV, 2008. cap. 1.

RICOEUR, P. Reconstruir a universidade. Rev Paz e Terra, Rio de Janeiro, n. 9, 1969.

SANTOS, S. C. O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos “sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior”. Cad Pesq Adm, v. 8, n.1, p. 69-82, 2001.

SILVA, J. P. S. A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/052/52pc_silva.htm. Acesso em: 15 maio 2009.

SILVA, M. J. P. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

TRALDI, M. C.; DIAS, R. Monografia passo a passo. 5. ed. São Paulo: Alínea, 2006.

ZAGURY, T. Relação professor/aluno, disciplina e saber. Pátio: revista pedagógica, v. 2, n. 8, p. 9-12, 1999.

WEINBERG, R.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.