Relacionamento interpessoal professor-aluno na educação física

Autores

  • Maria Regina Trevizan Baccarelli Faculdade de Jaguariúna
  • Larissa Ceppolini Ruella Faculdade de Jaguariúna
  • Larissa Rafaela Galatti Faculdade de Jaguariúna
  • Carlos Henrique Silvestre Faculdade de Jaguariúna

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v8i2.8637738

Palavras-chave:

Educação Física. Relacionamento interpessoal professor-aluno. Processo de aprendizado.

Resumo

O presente trabalho aborda o relacionamento interpessoal professor-aluno na Educação Física, partindo do pressuposto de que os conteúdos da Educação Física (jogo, esporte, luta, ginástica, atividades rítmicas e expressivas), transcendem aos aspectos motores, envolvendo outros aspectos relacionados ao ser humano integral, tal qual o cognitivo, afetivo e o social. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em artigos científicos e livros sobre comunicação e relacionamento interpessoal e, especificamente, na área de Educação Física, tratando sobre relacionamento interpessoal, processo ensino-aprendizagem e relação professor-aluno. Dentre as bibliografias citadas notou-se que a relação interpessoal professor-aluno é um importante veículo para proporcionar um adequado ambiente de ensino, vivência e aprendizagem. O relacionamento interpessoal é muito evidente principalmente nas aulas de Educação Física, pois esta disciplina permite maior liberdade de expressões e vontades. Concluí-se que a comunicação interpessoal através de palavras, sinais do corpo e paralinguístico são fatores essenciais no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Regina Trevizan Baccarelli, Faculdade de Jaguariúna

Graduada em Biblioteconomia Graduada em Educação Física Professora Especialista docente da Faculdade de Jaguaríuna.

Larissa Ceppolini Ruella, Faculdade de Jaguariúna

Graduada em Educação Física

Larissa Rafaela Galatti, Faculdade de Jaguariúna

Licenciada e bacharel em Educação Física (FEF-UNICAMP) Especialista em Pedagogia do Esporte (FEF-UNICAMP) Mestre em Ciências do Esporte (FEF-UNICAMP) Doutoranda em Ciências do Esporte (FEF-UNICAMP) Doutoranda em Deporte y Educación Física (UDC-España) Pesquisadora do GEPESP UNICAMP Docente da FAJ Docente FIEL

Carlos Henrique Silvestre, Faculdade de Jaguariúna

Docente da Faculdade de Jaguariúna Mestre em Educação Física

Referências

ARANTES, K. C. F. Breve reflexão sobre a relação professor-aluno no curso de educação física da Universidade Estadual de Londrina. Rev Fund Esporte Tur, Curitiba, v. 1, n. 2, p. 32-33, 1989.

BARNLUND, D. Comunicação interpessoal. In: LITTLEJOHN, S W. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. Cap. 8.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

BRASIL. Secretaria do Ensino Médio. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

CABRAL, F. M. S.; CARVALHO, M. A. V.; RAMOS, R. M. Dificuldade no relacionamento professor/aluno: um desafio a superar. Paidéia, v. 14, n. 29, p. 327-335. 2004.

CAPITANIO, A. M. Relacionamento não verbal na Educação Física. Efdeportes: revista digital, Buenos Aires, ano 9, n. 64, sept. 2003. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd64/noverb.htm. Acesso em: 24 ago. 2009.

CASTAGNOLI, C. A. Atividades esportivas, culturais e cooperativas como meio de superação no relacionamento interpessoal na escola. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/389-4.pdf. Acesso em: 24 ago. 2009.

DARIDO, S. C.; ANDRADE, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FRANCO, G. S. Psicologia no esporte e na atividade física: uma coletânea sobre a prática com qualidade. São Paulo: Manole, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KNAPP, M. L.; HALL, J. A. Comunicação não verbal na interação humana. São Paulo: JSN, 1999.

LIB NEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LITTLEJOHN, S. W. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

MACÊDO, I. I. Comunicação. In: MACÊDO, I. I. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. 9. ed. São Paulo: FGV, 2008. cap. 1.

RICOEUR, P. Reconstruir a universidade. Rev Paz e Terra, Rio de Janeiro, n. 9, 1969.

SANTOS, S. C. O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos “sete princípios para a boa prática na educação de ensino superior”. Cad Pesq Adm, v. 8, n.1, p. 69-82, 2001.

SILVA, J. P. S. A relação professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/052/52pc_silva.htm. Acesso em: 15 maio 2009.

SILVA, M. J. P. Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

TRALDI, M. C.; DIAS, R. Monografia passo a passo. 5. ed. São Paulo: Alínea, 2006.

ZAGURY, T. Relação professor/aluno, disciplina e saber. Pátio: revista pedagógica, v. 2, n. 8, p. 9-12, 1999.

WEINBERG, R.; GOULD, D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Downloads

Publicado

2010-07-22

Como Citar

Trevizan Baccarelli, M. R., Ruella, L. C., Galatti, L. R., & Silvestre, C. H. (2010). Relacionamento interpessoal professor-aluno na educação física. Conexões, 8(2), 19–32. https://doi.org/10.20396/conex.v8i2.8637738

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)