Resumo
O Judô enquanto uma prática competitiva institucionalizada é o foco deste estudo. A pesquisa teve como instrumentos questionários/entrevistas, que foram aplicadas aos responsáveis pelas agremiações em umas das delegacias do Estado de São Paulo. O tratamento dos dados foi através de análise do conteúdo do discurso. Os resultados confirmam a hipótese inicial de que o Judô é um elemento de múltiplos significados, sendo visto principalmente como esporte e filosofia de vida. O discurso dos entrevistados indica que a competição é considerada como algo positivo e educacional. Os mais jovens não são “lembrados” ao descrever esse fenômeno e pouco se reflete sobre um modelo de competição específico. Incoerências podem decorrer desse quadro tais como as relatadas nas entrevistas (deterioração e cobrança). É necessário pensar um modelo de competição específico para os mais jovens, do ponto de vista educacional.Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BROHM, J. M. Sociología política del deporte. México: Fondo de Cultura Económica, 1982.
CAZETTO, F. F. et al. O jogo como meio: o tecnicismo de cara nova. Efdeportes: revista digital, Buenos Aires, v. 92, n. 10, jan. 2006. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd92/judo.htm. Acesso em: 30 jun. 2008.
CAZETTO, F. F. Ensaio provisório sobre alguns aspetos relevantes para o entendimento tático do judô tendo em vista a formação global do indivíduo. 2004. 160f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
CAZETTO, F. F.; PAES, R. R. Análise do judô enquanto um conteúdo da Educação Física. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNICAMP, 12., 2004, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2004. 1 CD-ROM.
CAZETTO, F. F. ; PAES, R. R. Estudo sobre a iniciação esportiva na modalidade de judô. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNICAMP, 13., 2005, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2005. 1 CD-ROM.
ELIAS, N. O processo civilizador: a formação dos estados e civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. v. 2.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
RITZ, M. R. C. Qualidade de vida no trabalho: construindo, medindo e validando uma pesquisa. 2000. 96f. Dissertação (Mestrado em qualidade) – Instituto de Matemática, estatística e Computação científica,
O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.