Publicações sobre lutas e artes marciais em congressos de iniciação científica

Autores

  • Fabiano Filier Cazetto Universidade Estadual de Campinas
  • Pablo Christiano Lollo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v8i2.8637750

Palavras-chave:

Educação Física. Esporte. Pesquisa.

Resumo

A Educação Física no Brasil passou por momentos históricos de restrição ou predominância em uma ou poucas manifestações da cultura. A partir de 80 isso começou a ser questionado e atualmente existe um início de diversificação de conteúdos que coloca as lutas e as artes marciais inseridas no contexto da área. O Objetivo desse artigo é demonstrar como a produção científica na Educação Física vem evoluindo nos últimos 12 anos, especialmente no que se refere a trabalhos sobre lutas e artes marciais. Para isso foram analisados os anais dos congressos de iniciação científica desse período. Foi possível detectar um aumento nas publicações da área como um todo e nos trabalhos específicos nas áreas de humanas e biológicas, os trabalhos de lutas e artes marciais também vem crescendo em ambas as áreas apesar de haver uma expressiva predominância nos trabalhos de biológicas. Assim como o discurso teórico a legislação e as publicações vêm caminhando no sentido da diversidade, neste caso particular incluindo as lutas e as artes marciais. Tal movimento dá subsidio ao trabalho com esses fenômenos dentro e fora da escola, o que é benéfico tanto para a área como um todo quanto para as manifestações específicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Filier Cazetto, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Educação Física. Possui licenciatura em Educação Física, atua principalmente com Lutas e Artes Marciais, vasta experiência em diversas faixas etárias e ambientes (clubes, academias, escolas). Professor de Judô, Jiu-Jitsu. Musculação e Educação Física escolar

Pablo Christiano Lollo, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas. Doutorando em Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas.

Referências

BARROS, N. B. Como fazer experimentos. Campinas, Ed. da Unicamp, 2003.

BETTI, M. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. 1997. 291f. (Tese) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros

Curriculares Nacionais do ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC: SEMTEC, 1998.

CAZETTO, F. F. A influência do esporte espetáculo sobre o modelo de competição dos mais jovens no Judô. 2009. 210 f. (Dissertação) – Faculdade de educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

DA COSTA, L. (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006

DAOLIO, J. Educação Física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associado, 2004.

DAOLIO, J. Educação Física e pluralidade. Rev Paul Educ Fis, São Paulo, supl. 2, p. 40-42, jan. 1996.

DARIDO, S. C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara, 2003.

NOETHER, G. Introdução a estatística: uma abordagem não paramétrica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1983.

OLIVEIRA, V. M. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

PAES, R. R. Aprendizagem e competição precoce: o caso do basquetebol. Campinas: Ed. da Unicamp, 1992.

PAES, R. R. Educação Física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. Canoas: Ulbra, 2001.

PAES, R. R. Aprendizagem e competição precoce: “o caso do basquetebol”. 1989. Dissertação (Mestrado) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 1989.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

SANCHES NETO, L.; BETTI, M. Convergência e integração: uma proposta para a educação física de 5a a 8a série do ensino fundamental. Rev Bras Educ Fis Esporte, São Paulo, v. 22, n.1, p 5-23, jan.-mar. 2008.

SOARES, C. L. Educação Física: Conhecimento e Especificidade. Rev Paul Educ Fis, São Paulo, supl. 2, p. 6-12, 1996.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

Downloads

Publicado

2010-07-23

Como Citar

Cazetto, F. F., & Lollo, P. C. (2010). Publicações sobre lutas e artes marciais em congressos de iniciação científica. Conexões, 8(2), 187–199. https://doi.org/10.20396/conex.v8i2.8637750

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)