Banner Portal
Auto-análise da imagem corporal de adolescentes com deficiência visual sedentários e fisicamente ativos
PDF

Palavras-chave

Adolescência. Deficiência visual. Imagem corporal.

Como Citar

INTERDONATO, Giovanna Carla; GREGUOL, Márcia. Auto-análise da imagem corporal de adolescentes com deficiência visual sedentários e fisicamente ativos. Conexões, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 1–13, 2009. DOI: 10.20396/conex.v7i3.8637764. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637764. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Pessoas com deficiência visual em geral demonstram dificuldades em estabelecerem parâmetros sobre sua auto-imagem. O objetivo deste estudo foi verificar parâmetros da imagem corporal de indivíduos com deficiência visual praticantes de atividades físicas regulares e sedentários. Para tanto, foram avaliados 18 adolescentes com deficiência visual com média de idade 12,27 de anos (±2,13). Como instrumento de coleta foi utilizado um questionário semi estruturado com questões relacionadas à auto-percepção em relação à sua imagem corporal, aspectos psicossociais e competências motoras. Os resultados mostraram que os adolescentes possuem uma fiel percepção de imagem corporal e uma elevada auto–estima.
https://doi.org/10.20396/conex.v7i3.8637764
PDF

Referências

ALVES, M. L. T.; DUARTE, E. Imagem corporal e deficiência visual: um estudo bibliográfico das relações entre a cegueira e o desenvolvimento da imagem corporal. Acta Sci. Human Soc. Sci. Maringá, v. 30, n. 2, p. 147-154, 2008

CASTILHO, S. M. A imagem corporal. 1.ed. Santo André, SP: ESETec Editores Associados, 2001.

CDC - U.S. Department of health and human services. Centers for Disease Control and Prevention National Center for Health Statistics. Advance Data, n. 314, Dec. 4, 2000. Disponível em: http://www.cdc.gov/growthcharts. Acesso em: mar. 2009.

COBO, A.D.; RODRIGUEZ, M. G.; BUENO S.T. Aprendizagem e Deficiência visual. In Martim, M. B. e BUENO, S. T. Deficiência Visual: Aspectos Psicoevolutivos e 3 Educativos. São Paulo: Santos Livraria e Editora 2003.

COOPER PJ,. The development and validation of the Body Shape Questionnaire. Int J Eat Disord, 6: 485-94, 1987.

DIEHL, R. M. Jogando com as Diferenças. São Paulo: Phorte, 2006.

DINIZ, D. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007

FERNANDES, A. E. R. Avaliação da imagem corporal, hábitos de vida e alimentares em crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, Dissertação de mestrado, UFMG, 2007.

FRANÇA, D. N. O.; AZEVEDO, E. E. S. Imagem corporal e sexualidade de adolescentes com cegueira, alunos de uma escola pública especial em Feira de Santana, Bahia R. Ci. méd. biol., Salvador, v. 2, n. 2, p. 176-184, jul./dez. 2003

GORGATTI, M. G. Educação física escolar e inclusão: uma análise a partir do desenvolvimento motor e social de adolescentes com deficiência visual e das atitudes dos professores, Tese de Doutorado, USP, 2005.

LORD, S.R.; MENZ, H.B. Visual contributions to postural stability in older adults. Gerontology. 2000; .46 (6) .pgs 306-310.

McGUINESS, R. A. Descriptive study of blind children educated in the itinerant teacher resource run and special scholl settings. AFB Research Bulletin, v. 20, p. 1-57, 1970.

MEIGHAN, T. An investigation of the self-concept of blind and visually handicapped adolescents. New York: American Foundation for the Blind, 1971.

MRUG, S.; WALLANDER, J.L. Self-concept of young people with physical disabilities: does integration play a role? International Journal of Disability, Development and Education, Queensland, v. 49, n.3, p. 267-280, 2002.

MUNSTER, M. A. V.; ALMEIDA, J. J. G. Atividade física e deficiência visual. In.: Atividade física adaptada – qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. Barueri, Manole, 2008, p. 28-76.

SCHILDER, P. A imagem do corpo: as energias construtivas da psique. 3. ed.São Paulo, SP. Martins Fontes, 1999.

SIMPRINI, R.; BRACCIALI, L. P. Influência do sistema sensório-motor na manutenção da postura

estática em indivíduos cegos. Rev Neuropsiq da Inf e Adol. 1998; v. 6, n. 1, p. 26-38.

TAVARES, M. C. G. C. Imagem corporal: conceito e desenvolvimento. 1. ed. Barueri, SP: Manole, 2003.

VERDERBER, J. M. S.; RIZZO, T. L.; SHERRILL, C. Assessing student intention to participate in inclusive physical education. Adapted Physical Activity Quarterly, Champaign, v. 20, p. 26-45, 2003.

WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. Report of a Joint WHO/FAQ Expert Consultation. Geneva: WHO; 2003. WHO Technical Report Series, 916.

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.