Dança em cadeira de rodas e paralisia cerebral: estudo de caso da menina Laura

Autores

  • Fernanda Silva Centro Universitário de Barra Mansa
  • Bruna Araújo Carvalho Centro Universitário de Barra Mansa
  • Álvaro Rego Millen Neto Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v7i1.8637789

Palavras-chave:

Paralisia cerebral. Dança em cadeiras de rodas. Inclusão Social.

Resumo

O estudo analisa as possibilidades da dança com cadeira de rodas enquanto recurso auxiliar para o desenvolvimento dos aspectos afetivo social, cognitivo, psicomotor e terapêutico de uma criança com Paralisia Cerebral. Para tal, foi realizado um estudo de caso de uma menina (Laura) com nove anos de idade. Os dados foram coletados através de entrevistas e um diário de campo. Suas análises permitem as seguintes considerações: o interesse deliberado de Laura, o apoio da família e o acompanhamento de profissionais especializados foram fundamentais para o projeto de dança; sua inclusão em uma escola municipal regular reafirmou as possibilidades da inclusão educacional, desde que se atenda às necessidades didático-metodológicas e estruturais para tal; Laura demonstrou nítida progressão em aspectos motores, tais como subir na cadeira de rodas ou fazer movimentos de dança de forma autônoma; o desenvolver das aulas de dança desencadeou uma notável contribuição em sua auto-estima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Silva, Centro Universitário de Barra Mansa

Centro Universitário de Barra Mansa; APAE do Município de Quatis.

Bruna Araújo Carvalho, Centro Universitário de Barra Mansa

Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Professor do Centro Universitário de Barra Mansa Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa – CNPq.

Álvaro Rego Millen Neto, Universidade Gama Filho

Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Professor do Centro Universitário de Barra Mansa Bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa – CNPq.

Referências

GIFFONI, M. A. C. Danças folclóricas brasileiras. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1964.

HOFFMANN, R. A.; TAFNER, M. A.; FISCHER, J. Paralisia Cerebral e Aprendizagem: Um estudo de caso inserido no ensino regular. Revista Leonardo Pós: Instituto Catarinense de Pós Graduação, v. 2, jan.- jun. 2003.

MATTOS, E. Atividade física nos distúrbios neurológicos e musculares. In: GORGATTI, M. G.; COSTA, R. F. (Orgs.). Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. São Paulo: Manole, 2005.

MOURA, E. W.; SILVA, P. A. Fisioterapia: aspectos clínicos e práticos da reabilitação. São Paulo: Artes Médicas ltda, 2005.

Downloads

Publicado

2009-04-01

Como Citar

Silva, F., Carvalho, B. A., & Millen Neto, Álvaro R. (2009). Dança em cadeira de rodas e paralisia cerebral: estudo de caso da menina Laura. Conexões, 7(1), 121–134. https://doi.org/10.20396/conex.v7i1.8637789

Edição

Seção

Artigos