Resumo
“Avaliação da produção científica em Educação Física/ Ciências do Esporte”, publicação temática da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, é tomada como objeto de análise. Pontuam-se e discutem-se aspectos polêmicos das questões aí consideradas: especificamente quanto a onde publicar, se a nível nacional ou internacional, insinuam-se destaques como respectivos rigor, ideologia e evolução. Também merecem atenção a lentidão de publicação, a pretensa dicotomia da área e mesmo o antagonismo entre o livro e o periódico como opção preferencial.Referências
GONÇALVES, A. Vestibular específico para a Educação Física: subsídios para uma decisão. Revista Brasileira Ciências Esporte, Campinas, v. 8, n. 2/3, p.181-185, 1988.
GONÇALVES, A.; VIEIRA, P. C. T. Uma caracterização da produção científica da área de Educação Física e Esportes no Brasil: avaliação trienal de seu comportamento no âmbito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Revista Brasileira Ciências Esporte, Campinas, v. l0, n. 2, , p. 50 – 59, 1989.
GONÇALVES, A.; GHIROTTO, F. M. S.; VIEIRA, P. C. T. Pós- graduação "hic et nunc”. Humanidades, Brasília v. 10, n. 1, p. 60-67, 1994.
GONÇALVES, G. Caminhando na cidadania para além das incapacidades em hanseníase: atividade física a partir de unidade de referência do Sistema Único de Saúde. Dissertação (Mestrado em Educação Física)- Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
MORIN, E. A religação dos saberes: O desafio do século XXI. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2001.
SANTOS, M. et al., Genética Clínica no país: investigação de casuística de 3719 famílias. Revista Brasileira de Medicina, São Paulo, v. 61, n. 11, p. 707-710, 2004.
VELHO, L. Science on the periphery: a study of the agriculture scientific community in Brazilian universities. Thesis (Doctoral) – University of Sussex, Sussex, 1985.
VICENTIN, A . P. M.; PADOVANI, C. R.; GONÇALVES, A. The physiological and psychosocial effects of a 13 week hydrogymnastics program on healthy Brazilian women. Journal of Physical Education and Sport, v. 4, n. 1, 2006, p. 73-79, 2006.
O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.