Banner Portal
O alongamento como fator interviniente na hipertrofia muscular: um estudo preliminar
PDF

Palavras-chave

Fisiologia. Flexibilidade. Treinamento de força.

Como Citar

RIBEIRO, Gustavo dos Santos. O alongamento como fator interviniente na hipertrofia muscular: um estudo preliminar. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 35–46, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637811. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637811. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Muitas atribuições são dadas ao alongamento, contudo nem todas possuem comprovação científica. O objetivo deste estudo foi analisar os efeitos do alongamento durante o treinamento de força visando à hipertrofia muscular. A amostra do estudo foi composta por um individuo que treinou durante 16 semanas exercícios de força para M.S. e M.I. de modo unilateral, alongando os membros sinistros antes e após a sessão de treino. O resultado obtido foi um aumento na circunferência nos membros não-alongados e uma diminuição da espessura da prega cutânea no M.I. alongado, o M.S. alongado não apresentou diferença significativa com o não-alongado. Contudo mais estudos devem ser feitos para verificar os verdadeiros efeitos do alongamento no treinamento de força visando à hipertrofia.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637811
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.