Banner Portal
Características fisiológicas do handebol
PDF

Palavras-chave

Handebol. Caracterização dos esforços. Características fisiológicas.

Como Citar

ALVES, T. C.; BARBOSA, L. F.; PELLEGRINOTTI, I. L. Características fisiológicas do handebol. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 59–71, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637813. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637813. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar os estudos encontrados na literatura nacional e internacional, que tivessem como foco a caracterização dos esforços durante a partida de handebol, para dar subsídios a todos profissionais que trabalham com essa modalidade na área de treinamento desportivo. Tal objetivo se justifica pelos escassos estudos relacionados a esse assunto, sendo essas informações imprescindíveis para o planejamento e organização adequada do treinamento. A discussão se pautou nos aspectos fisiológicos e na relação esforço e pausa, procurando em específico, demonstrar em que grandeza as vias metabólicas são solicitadas durante a situação competitiva, dando-se ênfase na preparação, aos sistemas anaeróbios de fornecimento de energia, já que os mesmos são solicitados nas situações decisivas do jogo.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637813
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.