Banner Portal
Ácido linoléico conjugado (CLA) reduz lipídeo em músculo esquelético de ratos submetidos a treinamento de natação.
PDF

Palavras-chave

Ácido linoleico. Composição corporal. Lipídeo.

Como Citar

BERNARDES, C. F.; GÁSPARI, A. F.; PAULO, J. de; RODRIGUES, M. I.; PAVIOTTI, C. C.; MOURA, M. J. C. S. Ácido linoléico conjugado (CLA) reduz lipídeo em músculo esquelético de ratos submetidos a treinamento de natação. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 155–163, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637821. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637821. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

A suplementação com ácido linoleico conjugado (CLA) tem sido relacionada com a perda de peso corporal, diminuição da massa gorda, efeitos no metabolismo de lipídeos e na taxa metabólica de repouso. O objetivo do trabalho foi avaliar a concentração de lipídeos, proteínas e glicogênio em tecidos de ratos Wistar mantidos com dieta suplementada com CLA e submetidos ao treinamento de natação. Os resultados indicaram redução de lipídeos e aumento de glicogênio no músculo esquelético. Não foram verificadas alterações nos outros parâmetros analisados em tecidos hepático, cardíaco e muscular.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637821
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.