Banner Portal
Perfil antropométrico e de aptidão física de idosos participantes de grupos de convivência
PDF

Palavras-chave

Idosos. Antropometria. Aptidão física.

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. P. da; JESUS MIRANDA, M. L. de; VELARDI, M. Perfil antropométrico e de aptidão física de idosos participantes de grupos de convivência. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 197–211, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637825. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637825. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar e comparar o perfil antropométrico e de aptidão física dos participantes dos Grupos de Convivência de Idosos, denominados "Paz e Amor" e "Amizade" do município de Marechal Cândido Rondon-PR. A amostra foi composta por 60 sujeitos, sendo 30 de cada Grupo. A análise dos dados foi realizada através de estatística, útilizando o teste t de Student independente. Os resultados da antropometria demonstraram que ambos os Grupos apresentaram resultados acima dos recomendáveis para a Organização Mundial da Saúde. Os desempenhos dos sujeitos dos dois Grupos nos testes de aptidão física corroboraram com estudos da área. Conclui-se que os Grupos comparados são semelhantes nas variáveis analisadas, provavelmente devido às características gerais da população avaliada.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637825
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.