Esporte adaptado como tema da educação física escolar

Autores

  • Marina Brasiliano Salerno Universidade Estadual de CampinasFaculdade de Educação Física/UNICAMP
  • Paulo Ferreira de Araújo Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637826

Palavras-chave:

Esporte. Pessoas com deficiência. Educação Física escolar.

Resumo

O esporte integra os temas tratados pela Educação física e por anos foi o dominante na escola regular com o objetivo de encontrar talentos em modalidades convencionais. Apos discussões na área, entende-se o esporte de forma ampla, com influencias em diferentes âmbitos da sociedade. Com a concepção de esporte enquanto fenômeno social deve-se oferecer diferentes vivencias dentro do tema, sendo uma delas os esportes para pessoas com deficiência, adaptadas ou criadas para essa população. Assim, sendo uma forma de expressão, o esporte para as pessoas com deficiência deve fazer parte do currículo da Educação física escolar. As possibilidades foram propostas em uma escola estadual do município de Campinas, com alunos de 4a serie do Ciclo I. As vivencias envolveram não apenas modalidades esportivas, como também pesquisas na internet e discussões sobre causas e conseqüências das deficiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Brasiliano Salerno, Universidade Estadual de CampinasFaculdade de Educação Física/UNICAMP

Faculdade de Educação Física/UNICAMP

Paulo Ferreira de Araújo, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física/UNICAMP

Downloads

Publicado

2008-07-16

Como Citar

Salerno, M. B., & Araújo, P. F. de. (2008). Esporte adaptado como tema da educação física escolar. Conexões, 6, 212–221. https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637826

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)