Banner Portal
Construindo brinquedos na educação infantil: uma experiência com a teoria ecológica do desenvolvimento humano
PDF

Palavras-chave

Criança. Educação infantil. Brinquedo. Teoria ecológica.

Como Citar

SAI, Tatiane Gibertoni; MARCO, Ademir de. Construindo brinquedos na educação infantil: uma experiência com a teoria ecológica do desenvolvimento humano. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 331–343, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637837. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637837. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este estudo investigou as relações interpessoais que as crianças estabelecem ao interagir com o brinquedo construído por elas em dois contextos, durante a construção e o desenvolvimento de atividades com o brinquedo na sala de aula e na própria casa da criança. Para isto contou com 17 participantes de ambos os sexos, com idade entre 4 e 5 anos, da instituição Prodecad/Unicamp. Foram desenvolvidas seis aulas de construção de brinquedos, sendo três de construção e três de atividades motoras com os brinquedos. Este estudo foi fundamentado na Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano (TEDH), de Bronfenbrenner (1996), e constitui estratégia adequada para a avaliação das relações interpessoais estabelecidas entre as crianças no ambiente escolar e com os familiares no espaço domiciliar.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637837
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.