Educação física para idosos: a promoção da saúde como suporte para a prática educativa

Autores

  • Marina Alvim Zamarim Universidade São Judas Tadeu
  • Renata Frazão Matsuo Universidade São Judas Tadeu
  • Marília Velardi Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Luiza de Jesus Miranda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637838

Palavras-chave:

Promoção da saúde. Práticas educativas e envelhecimento.

Resumo

As práticas em saúde na perspectiva da Promoção da Saúde englobam desde políticas públicas até capacitação individual, visando à autonomia dos sujeitos frente a sua saúde. A Educação em Saúde é uma das estratégias que auxiliam a Promoção da Saúde e existem diferentes pedagogias nas quais se pautam as ações. No caso específico dos idosos, que podem ter sua autonomia abalada, as práticas em saúde devem abranger mais do que a prevenção de doenças, visando à autonomia e ao empowerment. O objetivo deste ensaio foi defender a importância da PS e da pedagogia crítica como suporte para a prática educativa da Educação Física para idosos.

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Biografia do Autor

Marina Alvim Zamarim, Universidade São Judas Tadeu

Faculdade de Educação Física/ Universidade São Judas Tadeu

Renata Frazão Matsuo, Universidade São Judas Tadeu

Faculdade de Educação Física -  Universidade São Judas Tadeu

Marília Velardi, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física – UNICAMP

Maria Luiza de Jesus Miranda, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

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Publicado

2008-08-01

Como Citar

Zamarim, M. A., Matsuo, R. F., Velardi, M., & Miranda, M. L. de J. (2008). Educação física para idosos: a promoção da saúde como suporte para a prática educativa. Conexões, 6, 344–354. https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637838

Edição

Seção

Artigos

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