Banner Portal
As aulas de educação física no ensino medio: implicações nas discussões sobre as temáticas aprendizagem e qualidade de vida
PDF

Palavras-chave

Educação Física.

Como Citar

ANDRADE, R. C. B. de; ANTUNES NETO, J. As aulas de educação física no ensino medio: implicações nas discussões sobre as temáticas aprendizagem e qualidade de vida. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 389–396, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637842. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637842. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

O conceito de qualidade de vida engloba vários aspectos como social, afetivo, econômico, entre outros, por se tratar de VIDA, porém o foco será sobre o aspecto SAÚDE e tentaremos relacioná-lo no interior da educação formal. Dentro do âmbito escolar, sabemos que é na etapa do ensino médio da escolarização que ocorre o aprofundamento de idéias e a reflexão mais completa sobre a ação. Através de um questionário analisamos o índice de massa corporal (do aluno e familiares), questões sobre saúde e atividade física, vendo como foi tratado e como gostariam de ser tratados tais temas durante as aulas de Educação Física. Alunos de uma escola particular do ensino médio (alunos n=20; alunas n=15) participaram do estudo. Por meio de tratamento estatístico (teste ANOVA e pós-teste de Tukey), indicamos como valor de significância p<0.05. Os resultados mostraram que a temática foi pouco explorada, e questões sobre obesidade, sedentarismo precoce e doenças crônico-degenerativas poderiam e devem ser tratadas com mais enfoque, visto os resultados e relacionando os mesmos com revisões bibliográficas pertinentes ao estudo.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637842
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.