Banner Portal
Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos.
PDF

Palavras-chave

Pedagogia do esporte. Jogos esportivos coletivos. Procedimentos pedagógicos.

Como Citar

GALATTI, L. R.; FERREIRA, H. B.; SILVA, Y. P. G. da; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 397–408, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637843. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637843. Acesso em: 28 fev. 2024.

Resumo

O esporte é um fenômeno sócio cultural em destaque no cenário mundial contemporâneo, que se manifesta de múltiplas maneiras, sendo procurado como prática por diversos seguimentos da sociedade, dentre os quais destacamos crianças e adolescentes. Nesse contexto, a partir do referencial da pedagogia do esporte, este estudo preocupa-se em estudar as relações entre o professor de modalidades esportivas coletivas com crianças e adolescentes inseridas no processo de iniciação das referidas modalidades, de forma a propor procedimentos pedagógicos que possam trazer qualidade às aulas, mantendo o foco do processo de ensino, vivência e aprendizagem do esporte não no jogo, mas nas necessidades e interesses de quem jogo, sendo considerados além dos aspectos técnico-táticos, a ênfase nos aspectos sócio-educacionais que a prática esportiva contempla. Assim, o presente estudo observa e descreve um conjunto de procedimentos pedagógicos indicados para processos didáticos em jogos esportivos coletivos que potencializam as possibilidades educacionais, contribuindo para a formação integral de crianças e adolescentes.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637843
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.