Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos.
DOI:
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637843Palavras-chave:
Pedagogia do esporte. Jogos esportivos coletivos. Procedimentos pedagógicos.Resumo
O esporte é um fenômeno sócio cultural em destaque no cenário mundial contemporâneo, que se manifesta de múltiplas maneiras, sendo procurado como prática por diversos seguimentos da sociedade, dentre os quais destacamos crianças e adolescentes. Nesse contexto, a partir do referencial da pedagogia do esporte, este estudo preocupa-se em estudar as relações entre o professor de modalidades esportivas coletivas com crianças e adolescentes inseridas no processo de iniciação das referidas modalidades, de forma a propor procedimentos pedagógicos que possam trazer qualidade às aulas, mantendo o foco do processo de ensino, vivência e aprendizagem do esporte não no jogo, mas nas necessidades e interesses de quem jogo, sendo considerados além dos aspectos técnico-táticos, a ênfase nos aspectos sócio-educacionais que a prática esportiva contempla. Assim, o presente estudo observa e descreve um conjunto de procedimentos pedagógicos indicados para processos didáticos em jogos esportivos coletivos que potencializam as possibilidades educacionais, contribuindo para a formação integral de crianças e adolescentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-08-04
Como Citar
Galatti, L. R., Ferreira, H. B., Silva, Y. P. G. da, & Paes, R. R. (2008). Pedagogia do esporte: procedimentos pedagógicos aplicados aos jogos esportivos coletivos. Conexões, 6, 397–408. https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637843
Edição
Seção
Artigos
Licença
O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.