Banner Portal
A história da imigração japonesa e seus descendentes: prática de atividade física e aspectos sócio-culturais.
PDF

Palavras-chave

Cultura japonesa. Aspectos sócio-culturais. Imigração e atividade física.

Como Citar

SUZUKI, Frank Shiguemitsu; MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. A história da imigração japonesa e seus descendentes: prática de atividade física e aspectos sócio-culturais. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 409–418, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637844. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637844. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente ensaio apresenta as práticas diferenciadas de atividade física e os aspectos sócio-culturais da população japonesa e descendentes residentes no Brasil para tentar compreender o motivo da manutenção da sua tradição cultural até os dias atuais. Para isto recorremos à trajetória dos imigrantes japoneses para o Brasil, como são suas práticas culturais, sociais e esportivas, e se a cultura foi um grande aliado para sua efetivação na sociedade brasileira. Concluímos que historicamente, a população japonesa manteve sua tradição ao longo do tempo com vistas a retornar a sua terra natal e apresentar-se bem perante os japoneses que ali ficaram. Com o tempo, muitos não conseguiram retornar ao Japão, a tradição continuou sendo mantida e a cultura japonesa muito cultivada. E as práticas esportivas e ginásticas seguiram nesta mesma direção.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637844
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.