Banner Portal
Analise dos tipos de ansiedade entre jogadores titulares e reservas de futsal
PDF

Palavras-chave

Ansiedade. Futsal. Psicologia do esporte.

Como Citar

BOCCHINI, Daniel; MORIMOTO, Lais; REZENDE, Deise; CAVINATO, Gilmara; LUZ, Luiz Marcelo Ribeiro da. Analise dos tipos de ansiedade entre jogadores titulares e reservas de futsal. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 522–532, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637854. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637854. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Objetivo do trabalho e analisar se existem diferenças no tipo de ansiedade apresentada entre os jogadores titulares e reservas. Foi analisado um grupo de adolescentes (16 e 17 anos, do sexo masculino) que praticam o futsal no clube Ypiranga e foi aplicado o teste CSAI-2 que verifica três tipos de ansiedade que sao: o cognitivo (estado emocional), somático (respostas fisiológicas) e autoconfianca (segurança em relação ao esporte). Os resultados mostraram que os jogadores titulares apresentaram prevalência de ansiedade somática enquanto os reservas apresentaram maior ansiedade cognitiva. Na autoconfiança ambos apresentaram um nível elevado. Portanto consideramos a importância de um trabalho multidisciplinar e individualizado para um melhor desempenho.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637854
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.