Banner Portal
Negocios e o futebol- empresa: discussão acerca dos temas e a importância do papel do atleta para as ações mercadológicas
PDF

Palavras-chave

Futebol. Negócios. Futebol-Empresa. Mito. Ídolos.

Como Citar

BADUR, Pedro Brugnaro. Negocios e o futebol- empresa: discussão acerca dos temas e a importância do papel do atleta para as ações mercadológicas. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 620–627, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i0.8637862. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637862. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

As modalidades esportivas coletivas movimentam quantias imensuráveis de capital anualmente. O futebol se caracteriza por uma dessas modalidades. Eventos grandiosos como a Copa do Mundo envolvem valores extremamente elevados para um simples jogo de bola. Contudo, o futebol abrange uma magnitude consideravelmente maior do que essa. Este trabalho preza por encarar o desporto em seu âmbito institucional de integridade, centralizando o atleta como diretriz de discussão. O papel de renomados protagonistas desse desporto (os próprios jogadores) e analisado socio-economicamente, alem das asserções as relações envoltas no fenômeno de se tornar um ícone para o publico consumidor e, consequentemente, para a modalidade. Sao abordados dois casos de destaque na historia do futebol para explicitar a dinâmica, o propósito e o arcabouço de possibilidades em torno do nome de um atleta: o caso de Ronaldo e o caso de David Beckham. Destarte, a discussão vale-se da correlação dos casos descritos com a problematização do eixo "seleção de talentos versus transações internacionais.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637862
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.