Banner Portal
Nível de ansiedade pré-competitiva em atletas de natação
PDF

Palavras-chave

Ansiedade. Natação. Gênero.

Como Citar

BARBACENA, Marcella Manfrin; GRISI, Roseni Nunes de Figueiredo. Nível de ansiedade pré-competitiva em atletas de natação. Conexões, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 31–39, 2008. DOI: 10.20396/conex.v6i1.8637869. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637869. Acesso em: 22 jun. 2024.

Resumo

O estudo visou avaliar os níveis de ansiedade pré-competitiva de atletas de natação em duas competições de diferentes níveis: estadual (CP) e regional (CR). Participaram do estudo 37 atletas, sendo 21 do sexo feminino, de três clubes do estado da Paraíba. Eles responderam ao questionário de ansiedade pré-competitiva (CSAI-2) 15 minutos antes de suas provas. O teste revelou níveis de ansiedade pré-competitiva maiores em competições mais importantes (CR), com 36,8% dos sujeitos apresentando ansiedade média e alta em CR e apenas 11,5% na CP. Além disso, as mulheres apresentaram uma tendência para serem mais ansiogênicas que os homens. Todos os atletas apresentaram um bom nível de autoconfiança independentemente do nível da competição, mas com tendência para aumento de acordo com o nível da competição. Este trabalho contribui para uma reflexão da ansiedade em situações competitivas, possibilitando assim, conhecer como variam os estados de ansiedade e de autoconfiança antes de uma competição, sabendo que a ansiedade poderá afetar positivamente ou negativamente no rendimento posterior dos atletas, devendo ser motivo de atenção aos técnicos, psicólogos e estudiosos da área.
https://doi.org/10.20396/conex.v6i1.8637869
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.