Pedagogia do esporte e a aplicação das teorias acerca dos jogos esportivos coletivos em escolas de esportes: o caso de um clube privado de Campinas – SP

Autores

  • Larissa Rafaela Galatti Universidade Estadual de Campinas
  • Roberto Rodrigues Paes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v5i2.8637877

Palavras-chave:

Pedagogia do esporte. Jogos esportivos coletivos. Iniciação esportiva.

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de iniciação esportiva aplicada em um clube privado na cidade de Campinas, cujo objetivo foi o de promover a iniciação com a diversificação de modalidades, tendo o foco nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC), a partir das teorias propostas por autores europeus. A proposta foi aplicada no Tênis Clube de Campinas (TCC) entre junho de 2004 e julho de 2005 com crianças entre 4 e 12 anos, em 3 diferentes turmas, todas compostas por meninos e meninas. As práticas partiram da noção de características comuns aos JEC propostos pelo autor francês Claude Bayer (1994), assim como das idéias de princípios operacionais de defesa e ataque e de regras de ação, propostas pelo mesmo autor. Outros três pressupostos tidos como fundamentais na estruturação das práticas, foram a imprevisibilidade dos JEC e os estímulos à inteligência e a cooperação, traços considerados fundamentais aos jogadores de JEC pelo autor português Garganta (1995).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Rafaela Galatti, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física-IASP/FEF-UNICAMP.

Roberto Rodrigues Paes, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física na Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2008-03-13

Como Citar

Galatti, L. R., & Paes, R. R. (2008). Pedagogia do esporte e a aplicação das teorias acerca dos jogos esportivos coletivos em escolas de esportes: o caso de um clube privado de Campinas – SP. Conexões, 5(2), 31–44. https://doi.org/10.20396/conex.v5i2.8637877

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)