Banner Portal
Pedagogia do esporte e a aplicação das teorias acerca dos jogos esportivos coletivos em escolas de esportes: o caso de um clube privado de Campinas – SP
PDF

Palavras-chave

Pedagogia do esporte. Jogos esportivos coletivos. Iniciação esportiva.

Como Citar

GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e a aplicação das teorias acerca dos jogos esportivos coletivos em escolas de esportes: o caso de um clube privado de Campinas – SP. Conexões, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 31–44, 2008. DOI: 10.20396/conex.v5i2.8637877. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637877. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de iniciação esportiva aplicada em um clube privado na cidade de Campinas, cujo objetivo foi o de promover a iniciação com a diversificação de modalidades, tendo o foco nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC), a partir das teorias propostas por autores europeus. A proposta foi aplicada no Tênis Clube de Campinas (TCC) entre junho de 2004 e julho de 2005 com crianças entre 4 e 12 anos, em 3 diferentes turmas, todas compostas por meninos e meninas. As práticas partiram da noção de características comuns aos JEC propostos pelo autor francês Claude Bayer (1994), assim como das idéias de princípios operacionais de defesa e ataque e de regras de ação, propostas pelo mesmo autor. Outros três pressupostos tidos como fundamentais na estruturação das práticas, foram a imprevisibilidade dos JEC e os estímulos à inteligência e a cooperação, traços considerados fundamentais aos jogadores de JEC pelo autor português Garganta (1995).
https://doi.org/10.20396/conex.v5i2.8637877
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.