O tecido circense: fundamentos para uma pedagogia das atividades circenses aéreas

  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Universidade Estadual de Campinas
  • Daniela Helena Calça Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Tecido circense. Pedagogia circense. Educação Física.

Resumo

Este artigo disserta sobre o tecido circense, uma modalidade aérea cuja prática vêm transcendendo o ambiente do circo de lona e das escolas especializadas nesta arte e desperta interesses principalmente dentro de academias, clubes e, principalmente, de universidades, conforme observado na faculdade de educação física da Unicamp. Através de uma revisão bibliográfica, da experiência adquirida e da consulta em fontes on-line, apresentamos uma classificação elaborada de acordo com as diferentes amarrações e formas de utilização, além de discutir o processo pedagógico que envolve o ensino desta modalidade expondo as principais travas (ou chaves), figuras e quedas. Finalizamos o manuscrito expondo as noções básicas de segurança, cuidado com os equipamentos e com a preparação corporal específicos para a prática do tecido.

Biografia do Autor

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas
Faculdade de Educação Física/Unicamp
Daniela Helena Calça, Universidade Estadual de Campinas
Faculdade de Educação Física/Unicamp
Como Citar
Bortoleto, M. A. C., & Calça, D. H. (1). O tecido circense: fundamentos para uma pedagogia das atividades circenses aéreas. Conexões: Educação Física, Esporte E Saúde, 5(2), 72-88. https://doi.org/10.20396/conex.v5i2.8637880
Seção
Artigos