O tecido circense: fundamentos para uma pedagogia das atividades circenses aéreas

Autores

  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Universidade Estadual de Campinas
  • Daniela Helena Calça Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v5i2.8637880

Palavras-chave:

Tecido circense. Pedagogia circense. Educação Física.

Resumo

Este artigo disserta sobre o tecido circense, uma modalidade aérea cuja prática vêm transcendendo o ambiente do circo de lona e das escolas especializadas nesta arte e desperta interesses principalmente dentro de academias, clubes e, principalmente, de universidades, conforme observado na faculdade de educação física da Unicamp. Através de uma revisão bibliográfica, da experiência adquirida e da consulta em fontes on-line, apresentamos uma classificação elaborada de acordo com as diferentes amarrações e formas de utilização, além de discutir o processo pedagógico que envolve o ensino desta modalidade expondo as principais travas (ou chaves), figuras e quedas. Finalizamos o manuscrito expondo as noções básicas de segurança, cuidado com os equipamentos e com a preparação corporal específicos para a prática do tecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física/Unicamp

Daniela Helena Calça, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física/Unicamp

Downloads

Como Citar

Bortoleto, M. A. C., & Calça, D. H. (2007). O tecido circense: fundamentos para uma pedagogia das atividades circenses aéreas. Conexões, 5(2), 72–88. https://doi.org/10.20396/conex.v5i2.8637880

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>