Banner Portal
Subsídios teóricos do conceito cultura para entender o lazer e suas políticas públicas
PDF

Palavras-chave

Lazer. Cultura. Políticas públicas.

Como Citar

ALMEIDA, M. A. B. de; GUTIERREZ, G. L. Subsídios teóricos do conceito cultura para entender o lazer e suas políticas públicas. Conexões, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 48–63, 2007. DOI: 10.20396/conex.v2i1.8637910. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637910. Acesso em: 22 fev. 2024.

Resumo

Este artigo tem como foco principal compreender a relação do conceito cultura nas políticas de lazer. Utilizamos como procedimento de análise a teoria de consensos argumentativos habermasiana, para tanto, metodologicamente, distinguiu-se a cultura em três campos: massa, popular e erudita. O lazer foi aproximado a partir destas definições, já que ele encontra-se nas relações sociais. Com a separação em campos determinados, em tipos, foi possível diagnosticar a influência da relação lazer e cultura nas políticas públicas, destacando que as mesmas ficam restritas não as necessidades sociais mas na manutenção do poder político.
https://doi.org/10.20396/conex.v2i1.8637910
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.