Banner Portal
Padrões de coordenação neuromuscular associados ao movimento do braço e antebraço em acções de lançamento: contributos para a orientação do treino de força
PDF

Palavras-chave

EMG. Lançamentos. Coordenação neuro-muscular.

Como Citar

CORREIA, Pedro Pezarat. Padrões de coordenação neuromuscular associados ao movimento do braço e antebraço em acções de lançamento: contributos para a orientação do treino de força. Conexões, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 1–17, 2007. DOI: 10.20396/conex.v2i2.8637913. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637913. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Os lançamentos constituem uma família de gestos técnicos desportivos em que um objecto é arremessado a uma mão por cima da cabeça e incluem gestos como o serviço e smash no ténis e no badmington, o remate de andebol, o remate de voley, o arremesso no basebol ou o lançamento do dardo no atletismo. Caracteriza-se no essencial pelo mesmo padrão gestual, com uma sequência de movimentos articulares organizada numa sequência próximo-distal e sujeita ao princípio da somação de velocidades, e com aspectos comuns ao nível dos padrões de coordenação neuromuscular. Com base em registos EMG e cinemáticos de diferentes acções de lançamento são caracterizados os padrões neuromusculares com incidência nos grupos musculares com acção no braço e no antebraço. A partir dessa caracterização, concluímos com algumas considerações metodológicas relacionadas com a orientação dos processos de treino da força em atletas solicitados em acções de lançamento.
https://doi.org/10.20396/conex.v2i2.8637913
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.