Banner Portal
O “popular” no futebol do interior de São Paulo
PDF

Palavras-chave

Futebol paulista. Organização. Relações sociais.

Como Citar

ANJOS, José Luiz dos. O “popular” no futebol do interior de São Paulo. Conexões, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 60–74, 2007. DOI: 10.20396/conex.v2i2.8637916. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637916. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O estudo trata da fundação e formação de clubes do interior de São Paulo, limitando sua análise na A. A. Ponte Preta, de Campinas e E. C. XV de Novembro, de Piracicaba. Traduz a organização dos trabalhadores na formação dos clubes do interior, a construção de símbolos e a administração dos clubes, configurando a visão típica dos clubes do interior do Estado ainda presente no futebol contemporâneo. Aponta as relações de interesses entre dirigentes dos clubes do interior paulista com os clubes da Capital. Considera que a manutenção dos clubes do interior deve-se ao fato da continuidade das relações que promovem os enredamentos sociais e que historicamente, a formação dos clubes se deu na organização de diversos extratos sociais e étnicos.
https://doi.org/10.20396/conex.v2i2.8637916
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.