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A educação física no processo inclusivo: um estudo de caso no município de São João Da Boa Vista-SP
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Palavras-chave

Educação especial. Educação física. Diversidade.

Como Citar

FLORENCE, Rachel Barbosa Poltronieri; ARAÚJO, Paulo Ferreira. A educação física no processo inclusivo: um estudo de caso no município de São João Da Boa Vista-SP. Conexões, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 75–86, 2007. DOI: 10.20396/conex.v2i2.8637917. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637917. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Considerar a diversidade presente entre os alunos nas instituições escolares da rede municipal e estadual de ensino do município de São João da Boa Vista-SP requer procedimentos que nos remetam à flexibilidade e dinamismo nos currículos, compromisso e responsabilidade dos professores, cooperação dos pais e apoio da comunidade de forma a atender efetivamente aos alunos com necessidades educacionais especiais. Mediante o atual processo inclusivo, como forma a colaborar para um melhor entendimento sobre o assunto, como recurso metodológico para este estudo, para contemplar a prática da educação física face à inclusão nas escolas, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com os professores de educação física que atuam junto a estes alunos especiais na rede regular. Como amostra para a coleta de dados, delimitou-se o Ciclo I da etapa do ensino fundamental de escolas do município que incorporaram a inclusão em seu atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.

Palavras-Chave:

Educação Especial; Educação Física; Diversidade.

Abstract

To consider the actual diversity among the pupils in school institutions of the municipal and state education in São João da Boa Vista city, it requires a conduct in order to take us to flexibility and dynamism in the curriculum, responsibility of the professor, cooperation of the parents and support to the community for taking care of the pupils special necessities education. By means of the current inclusive process, just to collaborate for a better agreement on the subject, as methodology resource for this study, to contemplate practical of the physical education in face to the inclusion in the schools, a qualitative research of the type case was carried through study, with the accomplishment of interviews half-structuralized with the professors of physical education who act together to those special pupils in the regular net. As a sample for the collection data, Cycle I of the basic education schools of the city was delimited and they incorporated the inclusion in its attendance of pupils with educational special necessities.

Key-Words:

Physical Education; Special education; Diversity.
https://doi.org/10.20396/conex.v2i2.8637917
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