Banner Portal
Estudo do equilíbrio corporal postural através do sistema de baropodometria eletrônica
PDF

Palavras-chave

Postura corporal. Equilíbrio. Baropodometria. Distribuição de carga.

Como Citar

BANKOFF, Antonia Dalla Pria; CIOL, Paula; ZAMAI, Carlos Aparecido; SCHMIDT, Ademir; BARROS, Daniela Dias. Estudo do equilíbrio corporal postural através do sistema de baropodometria eletrônica. Conexões, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 87–104, 2007. DOI: 10.20396/conex.v2i2.8637918. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637918. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

O equilíbrio corporal postural além de toda sua complexidade, também está fundamentado nas relações provenientes das vias aferentes vestibulares e auditivas através do nervo craniano vestíbulo-coclear (VIII par), relacionado respectivamente com o equilíbrio e a audição, dois fatores fundamentais para se trabalhar nas questões posturais. O trabalho teve como objetivo verificar o equilíbrio corporal postural em cinco sujeitos do sexo masculino, idade compreendida entre 18 e 25 anos, com média de idade 21,2 anos. Foram analisada através da baropodometria a postura corporal estática e dinâmica medindo a superfície plantar/cm2; a distribuição do percentual (%) de carga corporal através da região plantar, e Kg/cm2. Foi estudada também, a postura corporal monopodálica direita e esquerda, com olhos abertos e olhos fechados, por um período de 03 segundos, verificando assim, o comportamento oscilatório do equilíbrio postural corporal. Quanto aos resultados referentes à superfície plantar/cm2; distribuição do percentual (%) de carga corporal; e Kg/cm2, os resultados foram maiores tanto na parte anterior quanto na parte posterior da região plantar na análise dinâmica.Quanto as variáveis estudadas nas análises monopodálicas, os resultados demonstraram menor equilíbrio corporal com olhos fechados. No que se refere ao tempo de realização das análises referentes ao equilíbrio corporal, dois dos sujeitos conseguiu permanecer durante três segundos sobre o pé direito com os olhos abertos, e um sujeito sobre o pé esquerdo também com os olhos abertos. Com os olhos fechados, nenhum dos sujeitos envolvidos no estudo conseguiu terminar o teste.
https://doi.org/10.20396/conex.v2i2.8637918
PDF

O periódico Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.