O judô brasileiro, o desempenho, e as mídias: caso das olimpíadas de Atenas 2004 e o mundial do Cairo de 2005

Autores

  • Alexandre Janotta Drigo Universidade Estadual de Campinas
  • Paulo Roberto de Oliveira Universidade Estadual de Campinas
  • Juliana Cesana Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.20396/conex.v4i1.8637964

Palavras-chave:

Judô. Mídia. Jogos Olímpicos.

Resumo

O Judô é um desporto Olímpico que, tradicionalmente, traz medalhas neste evento para o Brasil. Através de uma análise de documentos sobre a produção das mídias, internet e transmissões da televisão durante os eventos: 1) Olimpíadas 2004 e 2) Mundial de Judô 2005, buscou-se compreender: a) o quanto é representativa a participação brasileira em relação ao total de medalhas distribuídas nestes eventos e, b) o comportamento das mídias em relação à participação dos atletas brasileiros. Pode-se considerar que, apesar das medalhas conquistadas, há pouca evolução no desempenho da delegação brasileira e exageros por parte da “falação Midiática”. Palavras-Chave:

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Janotta Drigo, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física/Unicamp

Paulo Roberto de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação Física/Unicamp

Juliana Cesana, Universidade Estadual Paulista

Atualmente é professora do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos/SP, UNIFEB.

Downloads

Publicado

2007-11-06

Como Citar

Drigo, A. J., Oliveira, P. R. de, & Cesana, J. (2007). O judô brasileiro, o desempenho, e as mídias: caso das olimpíadas de Atenas 2004 e o mundial do Cairo de 2005. Conexões, 4(1), 75–89. https://doi.org/10.20396/conex.v4i1.8637964

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)